Pesquisa
Menu Notícias

Visando a segurança da comunidade Prefeitura instala lombadas nas ruas Manoel Pereira de Souza e Rua XV de Novembro

 

Os Departamentos de Trânsito e de Obras da Prefeitura de Divinolândia instalaram nesta quarta feira, duas lombadas na Rua Manoel Pereira de Souza e uma na frente do prédio da Prefeitura na Rua XV de Novembro.

Na Rua Manoel Pereira de Souza, os motoristas abusavam da velocidade, colocando em risco a segurança dos moradores. Na Rua XV de Novembro, motoristas abusam e não respeitam a sinalização de parada obrigatória, a lombada foi instalada para a diminuição da velocidade no local, chamando a atenção de quem por ali trafega, ficando alerta com a parada.

“Entendendo a necessidade da melhoria e pensando na segurança dos motoristas e dos cidadãos que transitam por estas ruas, a administração municipal fez a solicitação das lombadas. Esta ação tem como foco, especialmente, deixar o trânsito seguro para todos”, destacou o Vice-Prefeito Miguel Araújo.

 


Indique este site



Hospital Regional de Divinolândia investe em tecnologia de ponta adquirindo novos equipamentos para realizar cirurgias de catarata

Inovações tecnológicas dos equipamentos médicos hospitalares são desenvolvidas objetivando a segurança do paciente.

Por Cida Cilli

 

O Hospital Regional de Divinolândia, Coordenado pela Sra. Eliana Giantomassi, que tem como missão “Proporcionar assistência médico hospitalar de média complexidade e reabilitação com resolutividade atuando como referência regional aos pacientes do SUS”, não medindo esforços para manter a qualidade na assistência, a partir de outubro de 2014 passou a utilizar nas cirurgias de catarata os equipamentos: facoemulsificador Infiniti e Microscópio Leica M220/F12, mundialmente considerados tops na área de oftalmologia cirúrgica.  

A participação da equipe médica na escolha dos equipamentos foi representada pelo Dr. Gustavo Büchele Rodrigues – Oftalmologista Orientador de cirurgia de catarata dos residentes da Unicamp, que muito se empenhou para o êxito do projeto de modernização deste arsenal tecnológico cirúrgico.    

Segundo relato do Dr. Alberto Otoniel Franco, Coordenador do Serviço de Oftalmologia do CONDERG - Hospital Regional, estes novos aparelhos darão maior agilidade e segurança para a cirurgia de catarata, pois permitem ao cirurgião maior domínio da técnica e redução do tempo cirúrgico consequentemente mais conforto ao paciente, além de permitir que o número de vagas disponibilizadas aumente de 140 para 200 cirurgias/mês, reduzindo a fila de espera atual para este procedimento.

 

 


Indique este site



Novo aparelho agiliza produção de óculos no Hospital Regional de Divinolândia – CONDERG

Por Cida Cilli

 

O Hospital Regional de Divinolândia acaba de adquirir uma facetadora automática que será usada na Ótica da Clínica de Oftalmologia. Essa inovação possibilitara dobrar a produção de óculos que são doados aos pacientes atendidos.

Segundo a responsável técnica pela Ótica, Francine Borges de Figueiredo, antes de adquirir este aparelho, o molde era manual e agora é cortado a partir da lente espelho, garantindo, além da agilidade, perfeição de montagem.

Atualmente são entregues em média 20 óculos (armação e lente) por dia, totalmente gratuitos, além dos que são trocadas só  as lentes , utilizando a mesma armação. Este é mais um elogiável e pioneiro serviço prestado em benefício do paciente do SUS.

 


Indique este site



Alunas da EMEB José Alvares Canha têm suas redações selecionadas para a semifinal do EPTV na Escola

 

A EPTV Central divulgou no dia 10 de outubro, a lista com os alunos selecionados para a semifinal da edição 2014 do EPTV na Escola com o tema: Como construir o mundo que queremos.

Os nomes foram escolhidos após uma comissão da emissora realizar uma leitura das redações pré-selecionadas. As redações das alunas Elisabete Maria Minussi e Giovana de Faria Borges da EMEB José Alvares Canha, foram selecionadas.

A Diretora Marilene Braz Passoni e a Coordenadora Denize da Costa Civitereza, parabenizam as alunas e a professora Lígia Mara Gavioli pelo trabalho realizado.

 


Indique este site



Terminou hoje o Curso de Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde

 

Terminou hoje o Curso de Formação em Saúde Mental para Agentes Comunitários de Saúde. O curso foi realizado no Anfiteatro da Prefeitura Municipal. A capacitação aconteceu para agentes Comunitários de Saúde de Divinolândia e de Caconde, durante 05 sextas-feiras, tendo início no dia 19 de setembro e finalizando hoje, dia 17 de outubro de 2014.

O curso faz parte do projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A formação em saúde mental, álcool, crack e outras drogas oferecida pelo projeto Caminhos do Cuidado possibilita aos agentes comunitários de saúde trabalhar em conjunto com a Saúde Mental, visando melhorar a atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de drogas e seus familiares. Esse acolhimento e cuidado ao usuário de forma integral pressupõe um novo olhar sem preconceitos e sem exclusão de qualquer natureza.

Essa formação em saúde mental inova pelo dinamismo e mudança de modelos. O projeto trabalha com a quebra da lógica do “especialismo” no cuidado em saúde mental, propondo a convergência da atenção envolvendo diversas áreas e setores.

A meta era oferecer formação para a totalidade dos Agentes Comunitários, foi um processo de formação para os trabalhadores a partir do cotidiano de trabalho e das práticas e vivências de cada um. 

 


Indique este site



Troca de telhado na EMEB José Alvares Canha é iniciada


Dando continuidade às obras de reforma na escola EMEB José Alvares Canha do bairro Três Barras, começou nesta quinta-feira (16), as obras de troca do telhado do local. As obras são oriundas do Projeto de Segurança e Acessibilidade para a Comunidade Escolar da Instituição ALCOA-POÇOS.

O telhado será todo trocado melhorando a qualidade da estrutura do local, já que o antigo estava em péssimas condições e causava infiltrações que estavam danificando o prédio da escola.

A Prefeitura de Divinolândia e a EMEB José Alvares Canha agradecem a Alcoa, ao Sr. João Batista Menezes, a Srta. Patrícia Costa e a todos que contribuíram para a realização deste projeto.

 


Indique este site



Prefeitura devido ao longo período de estiagem proíbe a lavagem de túmulos

 

A Prefeitura Municipal comunica a toda população que a lavagem de túmulos, está proibida provisoriamente. A medida foi adotada já que lavar túmulos é uma forma de desperdiçar água e que não há necessidade de lavar os túmulos constantemente. Assim sendo considerado desperdício, a lavagem será proibida neste período de estiagem.

A proibição no Cemitério Municipal permanecerá até que chova o suficiente para a recuperação do volume dos mananciais. “É uma medida preventiva. Não podemos esperar o problema aparecer para só depois tomar alguma providência.", disse a Diretora do Departamento de Urbanismo e Meio Ambiente – Gisele Felício.

A Prefeitura continua a pedir para que a população economize água, afastando o risco de desabastecimento na cidade. Pede para que todos façam o uso racional, não desperdiçando e utilizando a água apenas quando necessário, assim diminuindo o risco de nos faltar água.

 


Indique este site



Divinolândia recebe novo Sargento para a Polícia Militar

 

O CONSEG – Conselho de Segurança de Divinolândia, nesta segunda-feira (13) durante uma reunião no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Divinolândia, comemorou a vinda de mais um Sargento para a Polícia Militar de Divinolândia.

O Vice-Prefeito Miguel Aparecido Araújo e a Primeira Dama e Presidente do CONSEG Cláudia Maria Jacóia da Cunha recepcionaram em seu gabinete o novo Sargento - Nelson Alves da Rosa Júnior que já está trabalhando na Polícia Militar de Divinolândia.

Durante o encontro, o Sargento Nelson Alves da Rosa Júnior, falou do trabalho que estará realizando junto com todo o efetivo para cuidar da segurança dos divinolandenses, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, na ocasião também relatou suas experiências em outros municípios. O Sargento agradeceu o convite para a reunião e comentou a felicidade em estar trabalhando em Divinolândia e mencionou que estará junto com sua equipe de efetivos, promovendo a segurança na cidade e no interior, zelando pela segurança e tranquilidade de todos os moradores do município.

Após a recepção, participaram da reunião do CONSEG ao lado do vice-presidente do CONSEG - Dr. Alessandro Henrique Quessada Apolinário, da 1ª Secretária - Profª Patrícia de Oliveira Santos e do Delegado de Polícia Eduardo Denadai Campos, que deram boas vindas ao novo sargento de Divinolândia.

Juntos participaram do encontro com o objetivo de compactar ideias e sugestões coletivas para gerar um melhor trabalho em prol da segurança no município, sobre a sinalização, sobre drogas, furtos no município, etc.

O CONSEG de Divinolândia participou de uma reunião em São João da Boa Vista no dia 29, onde foi estabelecido um fórum permanente o qual reuniu os Presidentes e Secretários dos Conselhos Comunitários de Segurança regionais, discutir assuntos ligados à segurança pública da região. Durante este encontro a Primeira-Dama em conversa com O Major PM - Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, Comandante Interino do 24ª BPM/I, discutiram sobre as ações feitas em Divinolândia, sobre a implantação do COMAD e comentaram sobre o contato direto na Secretaria da Justiça com o Coordenador Estadual de Políticas Sobre Drogas - Dr. Mario Sobrinho. O Major se prontificou ajudar no que for preciso em Divinolândia e elogiou a atitude sobre a implantação e disse que estas ações de prevenção são muito importantes para o município.

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas - COMAD é um órgão consultivo e de assessoramento no que diz respeito à formulação de estratégias e à execução da política de prevenção à dependência química, e tem por finalidade auxiliar a Administração Pública na análise, formulação e aplicação da política de prevenção ao uso de drogas, ao tratamento e à reinserção social dos dependentes químicos e de apoio a seus familiares. Em Divinolândia será de grande importância ajudando famílias e dependentes de drogas lícitas e ilícitas a lidarem com seus problemas.

 


Indique este site



Trabalhador divinolandense planta mudas de árvores há vários anos pensando no bem da nova geração


Plantar uma só árvore pode fazer alguma diferença para o planeta? Sim. Ainda que uma muda de árvore pareça pequena demais para isso, ela pode virar uma grande árvore e render frutos - tanto no sentido literal quanto em forma de benefícios para o meio ambiente. Tentando compensar o acelerado ritmo do desmatamento em todo o mundo, algumas pessoas vêm plantando mudas de árvores pelas cidades.

O trabalhador divinolandense Aparecido Donizete Olivieri, de 47 anos, é uma dessas pessoas que, literalmente, espalham por aí seus ideais. Há vários anos, aparecido se preocupa com a situação do meio ambiente e começou a plantar árvores, fazendo assim sua parte para ajudar.

Todos os dias pela manhã, ele com uma garrafa pet, rega as mudas que ele mesmo plantou recentemente perto de sua residência, com água da própria casa ou do rio, já que as mudas ficam na margem do mesmo, localizadas na Avenida Marginal Rio do Peixe. A preocupação em cuidar das mudas para que cresçam e se tornem árvores formadas é diária para ele, já que outras pessoas que por ali passam danificam as mudas, arrancando e quebrando-as. Mas, mesmo ficando chateado com a atitude dos outros, ele tem a boa vontade e muita esperança, cuidando das danificadas e plantando novas mudas.

A Imprensa de Divinolândia ficou sabendo das atitudes do Sr. Aparecido e achou que um trabalho tão bom como o dele deveria ser divulgado e compartilhado, podendo tornar também atitudes de outras pessoas.

Ao ser questionado sobre sua atitude, Aparecido comentou sobre o que vem fazendo, “muitos me elogiam pelo meu trabalho, outros me criticam dizendo que irão atrapalhar o trânsito. Não só para mim é importante, penso muito na nova geração, não tenho filhos, mais imagino como será o mundo daqui pra frente”, comentou.

Plantar árvores é um jeito simples de proteger e apoiar o meio ambiente, a agricultura, o abastecimento de água, o desenvolvimento comunitário e a saúde, bem como o clima mundial. Como disse Aparecido, “Eu faço minha parte, queria fazer mais, faço o possível e sei que este pouco que faço já ajuda muito. Se todos fizessem como eu, a vida estaria melhor”, finalizou.

A Prefeitura de Divinolândia agradece e parabeniza o Sr. Aparecido Donizete Olivieri pelo exemplo de atitude e trabalho que ele realiza na cidade. Obrigado.

 


Indique este site



Prefeitura de Divinolândia pede à população para economizar água e afastar riscos de desabastecimento

 

Pequenos gestos, grandes atitudes. Agindo assim, a água chega a todos.

Apesar do fornecimento de água em Divinolândia ser feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP e não pela Prefeitura Municipal, a nossa preocupação com a falta de água em nosso município é grande, tendo em vista algumas situações aqui e em diversas cidades da nossa região. Um exemplo disto foi a Prefeitura neste último fim de semana socorrer o Hospital Conderg com diversas viagens do caminhão pipa para o abastecimento do tanque de reserva.


Assim, a Prefeitura de Divinolândia com esta situação delicada, pede para a população economizar água e afastar o risco de desabastecimento na cidade. 


Você é parte fundamental para a manutenção do abastecimento a toda a cidade, basta fazer o uso racional, não desperdiçando e utilizando a água apenas quando necessário, assim diminuindo o risco de nos faltar água.


Como colaborar? - Não lave calçadas nem carros; feche a torneira ao lavar louças e roupas; evite banhos demorados, se ensaboando com o chuveiro fechado; feche a torneira ao escovar os dentes ou ao fazer a barba; oriente as crianças para não utilizar água em brincadeiras; mantenha sua residência sem vazamentos e não deixe as torneiras escorrendo água sem utilização.


São vários motivos que contribuíram para a que situação chegasse neste patamar em diversas cidades, com destaque para falta de chuvas, forte calor dos últimos dias e quedas de energia elétrica. Assim, acreditamos que, juntos, com a colaboração de todos, conseguiremos diminuir o gasto de água na cidade e ter o abastecimento durante este período de estiagem.


A Prefeitura de Divinolândia pede a colaboração de todos e agradece quem já está colaborando utilizando a água sem desperdícios. 

 


Indique este site



Um homenagem da Prefeitura de Divinolândia ao Dia do Professor

15 de outubro

 


Indique este site



Atenção: Prefeitura informa à população sobre a coleta de lixo reciclável no bairro Laranjal

 

A Prefeitura de Divinolândia informa que a coleta de lixo reciclável no bairro Laranjal será nas quartas-feiras e não mais nas sextas-feiras. A Prefeitura pede a colaboração e a atenção da população ao deixar o lixo para coleta, colaborando com a coleta seletiva, esta que vem dando bons resultados no município.


Indique este site



Semana da Criança é realizada em Divinolândia com diversas atividades em comemoração ao Dia da Criança