Terça, 17 de outubro de 201717/10/2017

Localização: Rua Barão do Rio Branco, s/n – centro – Divinolândia/SP

Responsável: Neire da Silva Jacob – Gerente Municipal de Educação

Horário de funcionamento: das 07:00 às 17:00 horas

Descrição dos itens de sustentabilidade da instalação:

• SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

A instalação possui um sistema de captação de água da chuva para ser utilizada na lavagem do prédio, calçadas e regar as plantas, proporcionando uma grande economia de água.

• ACESSIBILIDADE

A instalação possui rampas de acesso, banheiros acessíveis, proporcionando às pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida.

• ARBORIZAÇÃO

A instalação é arborizada proporcionando assim à melhoria microclimática, ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar e amenizam a poluição atmosférica.

• ÁREAS PERMEÁVEIS

Grande parte da instalação é composta por áreas permeáveis que permitem que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo, sendo uma forma de aliviar as possíveis enchentes.

• TORNEIRAS COM REDUTORES DE PRESSÃO

A instalação possui torneiras com redutores de pressão, evitando assim o desperdício de água, uma vez que o uso dessas torneiras podem reduzir o consumo em até 60%.

• VENTILAÇÃO CRUZADA

A instalação possui o sistema de ventilação cruzada permitindo a entrada e saída do ar, proporcionando higienização dos ambientes através da renovação do ar, e diminuição da temperatura no interior dos ambientes, evitando assim o uso de ar condicionado.

• ILUMINAÇÃO NATURAL

A instalação possui iluminação natural proporcionando um conforto visual uma vez que a luz do Sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar. Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona.

• JARDIM COM REAPROVEITAMENTO DE PNEUS

Os canteiros do jardim da instalação são construídos com pneus usados, deixando o local mais bonito e reutilizando um material que quando descartado incorretamente pode se tornar um criadouro de dengue e que demora em média 600 anos para se decompor.

• COLETA SELETIVA

Na instalação é realizada a coleta de seletiva, separando os resíduos orgânicos dos resíduos recicláveis. A coleta seletiva e a reciclagem, proporcionam inúmeros benefícios entre eles a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais. Além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.

• AQUECEDOR SOLAR

A instalação conta com o sistema de aquecimento solar, proporcionando a redução no consumo de água utilizado para a produção de eletricidade. Além de a energia solar ser proveniente de uma fonte renovável, ou seja, nunca irá se esgotar ou prejudicar o meio ambiente.