Segunda, 20 de novembro de 201720/11/2017
Trovoadas isoladas
Saúde promove campanha para diagnosticar e prevenir a tuberculose
Munícipe que apresentar os sintomas deve procurar o Centro de Saúde imediatamente
Postada em 06/11/2017 ás 18h15 - atualizada em 14/11/2017 ás 15h56
Saúde promove campanha para diagnosticar e prevenir a tuberculose

Campanha contra a tuberculose

O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Divinolândia promove campanha que alerta para a importância do tratamento da tuberculose.

De acordo com o setor, os munícipes que estiverem com tosse por mais de 3 semanas, com ou sem catarro, falta de apetite, perda de peso, cansaço e dor no peito devem procurar imediatamente o Centro de Saúde.

“Essa campanha enfatiza que a responsabilidade pelo sucesso do tratamento não é somente do paciente, e deve ser compartilhada com a equipe de saúde, família e amigos. Todos são partes importantes no processo de cura da doença”, destacou a gestora de Saúde, Maria Campestre. “Quando a tosse não passa, as pessoas começam a tomar xaropes e não procuram orientação médica. É necessário estar atento quando ela persiste por mais de duas ou três semanas”, finalizou.

Sobre a doença

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo como ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro). A doença é transmitida de pessoa para pessoa de forma direta. Ao espirrar ou tossir, o doente expele as bactérias nas pequenas gotas de saliva, que podem ser aspiradas por outra pessoa, contaminando-a.