Segunda, 18 de junho de 201818/6/2018
Encerramento do PVE em Divinolândia mobiliza comunidade
Durante dois dias evento contou com diversas atividades e teve a apresentação do projeto destaque do Criativos da Escola
Postada em 11/12/2017 ás 10h07 - atualizada em 11/12/2017 ás 17h36
Encerramento do PVE em Divinolândia mobiliza comunidade

Durante o ano de 2017, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Divinolândia, realizou o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), com objetivo de trabalhar o tema avaliação participativa e gestão democrática. Nos dias 27 e 28 de novembro ocorreram as ações do 4º ciclo, para apresentar à comunidade os resultados do projeto.

No dia 27, o evento foi realizado na Casa Paroquial de Divinolândia, onde foi apresentado para toda a comunidade os projetos desenvolvidos pelos alunos que participaram do prêmio “Criativos da Escola”, uma iniciativa do Instituto Alana, parceiro do Instituto Votorantim.

Durante o ano de 2017, os estudantes das escolas municipais e que integram o PVE foram incentivados a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O destaque municipal foi o projeto da Escola José Pereira da Silva, do bairro Ribeirão do Santo Antônio. Apoiados pelos professores e pais, alunos do 9º ano fizeram a reforma de um espaço anteriormente utilizado como depósito e o transformaram em uma biblioteca.

De acordo com o gerente da unidade da CBA em Poços de Caldas, Hamilton Wuo, a educação é um pilar importante para desenvolvimento de uma comunidade e deve ser trabalhado em parceria. “Agradecemos a confiança da Secretaria Municipal de Educação que abriu espaço para essa parceria e de cada participante que se dedicou à realização das atividades propostas pelo Programa. Sabemos que apenas em conjunto podemos promover o avanço da educação, a fim de garantirmos os direitos de aprendizagens de todos, com qualidade. Acreditamos que as empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para todos. Também acreditamos que os gestores públicos são os principais agentes de desenvolvimento das comunidades”, disse o gerente durante seu discurso no evento.

Para a secretária municipal de Educação, Neire Jacob, participar do PVE foi muito positivo. “Conseguimos fazer um diagnóstico do que está bom e o que pode ser melhorado dentro de cada escola. Conseguimos reunir diretores, coordenadores, professores para avaliar o que podemos melhorar e o que devemos mudar dentro da educação municipal. O PVE funcionou como um espelho de como está a educação dentro das nossas escolas”, afirma a secretária.

No dia 28, também foram apresentados os resultados dos projetos de boas práticas realizados pelos gestores escolares. Durante todo o ano coordenadores e diretores das escolas debateram vários temas como o fortalecimento dos conselhos escolares, participação da família na vida escolar de seus filhos, gestão democrática, dentre outros.

Parceria Votorantim Pela Educação

Iniciativa da Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado pelo IDEB. O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.