Segunda, 15 de outubro de 201815/10/2018
Confira as atividades realizadas em 2017
Postada em 03/01/2018 ás 17h55 - atualizada em 05/01/2018 ás 11h06
Retrospectiva Meio Ambiente: reestruturação e planejamento

Em 2017, a Gerência de Meio Ambiente obteve importantes conquistas.

ATERRO SANITÁRIO

Para o funcionamento do Aterro Sanitário na nova área foi necessário o projeto e a aquisição das licenças ambientais (licença prévia, licença de instalação e licença de operação) que são emitidas pela CETESB. Foi liberado em maio de 2017 a licença prévia e solicitado a licença de instalação que está em análise.

Atualmente os resíduos sólidos de Divinolândia são encaminhados ao Aterro Sanitário particular localizado no município de Tapiratiba/SP. Os resíduos são coletados e encaminhados a área de transbordo e posterior ao aterro para destinação final. A área de transbordo para funcionamento necessita das licenças ambientais. Foi liberado em outubro de 2017 a licença prévia e de instalação e solicitado a licença de operação que está em análise.

Em março de 2017 foi encaminhado ao FEHIDRO um projeto solicitando recursos para elaboração do Projeto de Encerramento do Antigo Aterro Sanitário, o qual foi contemplado e assinado o convênio em setembro de 2017. Esse projeto é necessário para investigação da área do antigo aterro.

MUNICÍPIO VERDE AZUL

Divinolândia recebeu o Prêmio “Governador André Franco Montoro”, por ter sido o munícipio com a melhor classificação no ranking do Programa Município Verde Azul, entre as cidades na Bacia Hidrográfica do Pardo. O município subiu 158 posições no ranking. Na tabela apresentada na quarta-feira, dia 13 de dezembro, em São Paulo, Divinolândia obteve 69,92 pontos, 28,71 pontos a mais do que a nota obtida em 2016, que foi de 41,21. Esta nota é a melhor avaliação obtida pelo município desde 2011. Para composição das notas do Programa, foram avaliadas doze diretivas: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Educação Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura Ambiental, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão de Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Resíduos Sólidos e Uso do Solo. Divinolândia obteve as maiores notas em qualidade do ar, município sustentável, resíduos sólidos e esgoto tratado.