Quinta, 18 de janeiro de 201818/1/2018
Confira as atividades realizadas em 2017
Postada em 05/01/2018 ás 12h05 - atualizada em 05/01/2018 ás 12h14
Retrospectiva Assistência Social: ajuda e acolhimento à população carente

Em 2017, a Gerência de Assistência Social desenvolveu diversos projetos, com objetivo de trazer melhorias na qualidade de vida dos munícipes divinolandense. Acolher e ajudar a população carente foram os lemas trabalhados.

No projeto Espaço Amigo, um programa de ações complementares à escola e de apoio psicossocial e sócio familiar a crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 14 anos, foram atendidas 110 crianças. O programa prevê atendimento em dois módulos, nos períodos diurno e vespertino, sendo realizado no CRAS todos os dias da semana; duas vezes por semana no bairro Campestrinho; e três vezes no bairro Santo Antônio.

As crianças desenvolveram diversas atividades durante o ano como projetos de leitura, ações semanais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo realizado em parceria com a ONG SIGA, aulas de judô, capoeira e dança, gincanas, atividades de culinária, exibição de filmes, exercícios no campo, teatro, entre outras ações.

Outro projeto que auxilia jovens de 15 a 24 anos, que estão em situação de vulnerabilidade é o Ação Jovem. Já o programa Mutirão Social, que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social, contemplou 35 beneficiários com cesta básica e uma bolsa no valor de R$ 120,00. Em contrapartida, os usuários oferecem um dia de trabalho por semana em locais públicos e participam de palestras socioeducativas.

Para a Terceira Idade, o projeto Idoso Cidadão proporciona lazer, orientações e informações sobre assuntos pertinentes à velhice e de interesse do grupo, através de palestras socioeducativas, jogos, música, poesia, assistência psicológica, além de oferecer atividades fisioterápicas, dança de salão, entre outras. Atualmente, participam do projeto 60 idosos.

O Viva Leite, projeto que destina atendimento à crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, através da distribuição gratuita de leite, distribuiu 15 litros por mês para 215 crianças. No município há cinco pontos de distribuição – no Fundo Social e nos bairros Três Barras, Ribeirão do Santo Antônio, Campestrinho e Santo Antônio.

Em 2017 ainda foram atendidas 660 famílias no Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF e 298 pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Outros benefícios oferecidos foram auxílio funeral para 10 famílias, distribuição de cestas básicas, cobertores, produtos de higiene e passagens para 1.070 famílias, 68 usuários recebendo fraldas geriátricas, 46 munícipes realizaram os cursos da Escola de Moda e de Pintura e 913 famílias recebendo Bolsa Família.

Por fim, com o objetivo de ajudar a população carente, foi realizada a Campanha do Agasalho 2017, onde foram arrecadadas 3.000 peças de roupas, sapatos e cobertores. O Fundo Social ainda recebeu a doação de agasalhos arrecadados pela Escola Estadual Dep. Eduardo Vicente Nasser, pela Leal Dutra e Polícias Civil e Militar. Ainda foram realizadas campanhas de Combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; contra o trabalho infantil; de conscientização da violência contra a pessoa idosa; de combate às drogas; violência contra mulher e conscientização a respeito do câncer de mama e de próstata.