Segunda, 24 de setembro de 201824/9/2018
Evento contou com a participação de representantes de 16 municípios
Postada em 06/03/2018 ás 17h10 - atualizada em 06/03/2018 ás 17h20
Divinolândia sediou 2º Encontro de Integração e Desenvolvimento Regional

Foi realizado em Divinolândia, o 2º Encontro de Integração e Desenvolvimento Regional, que contou com a participação de representantes de 16 municípios da microrregião de Poços de Caldas-São João da Boa Vista.

O evento tem como objetivo promover regionalmente o turismo, cultura e economia das cidades. Foi discutida a viabilização de um Consórcio Regional e a formalização da Coordenação do GIDRE – Grupo de Integração para o Desenvolvimento Regional.

O GIDRE integra organizações da sociedade civil, Prefeituras e membros do Poder Legislativo, selecionando novos projetos e ideias. Além disso, o grupo procura apoio entre entidades para proporcionar a capacitação de profissionais e busca de recursos para a realização destes projetos.

Compuseram a mesa das autoridades, o Prefeito Municipal de Divinolândia Dr. Naief Haddad Neto; o vice-prefeito João Batista Vivarelli; o presidente da Câmara Alcides José Ribeiro; os prefeitos Vanderlei Borges de Carvalho, de São João da Boa Vista; Dr. Ricardo Ribeiro Florido, de São Sebastião da Grama; Luís Antônio Peres, de Tapiratiba; Wanderley Martins, de Mococa; Rodrigo Lopes, de Andradas; os vice-prefeitos Rafael Cássio dos Santos, de Campestre; Flávio Faria, de Poços de Caldas; o diretor executivo da Amitesp – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, Marco Zem; Daniel Araújo e Gerson Pereira Filho da coordenação do GIDRE.

Fazendo uso da palavra, a gerente municipal de Turismo Ana Paula Silva Pereira abriu o evento. “Hoje é um dia que, com certeza, ficará marcado na história de Divinolândia. Iniciamos nosso trabalho no turismo em novembro de 2016, e desde então não medimos esforços para que nossa querida cidade merecesse seu papel de destaque. Temos a honra em sediar a segunda reunião dessa equipe que, assim como nós, visa uma integração de cidades. Agradeço aos idealizadores desta causa e tenho certeza que juntos vamos conseguir encontrar soluções para o crescimento do turismo, cultura e economia da nossa região”.

Logo após o prefeito municipal Dr. Naief Haddad Neto também utilizou a palavra para exaltar o turismo de Divinolândia. “Unidos podemos ser mais fortes e crescer juntos. Nossa cidade sediou esta reunião com a presença de Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de várias Prefeituras dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Mostramos que podemos recebê-los com muita hospitalidade e carinho. Também demonstramos nossa potencialidade no turismo e divulgamos nossos produtos como o café de qualidade, nosso queijo e o já famoso produto típico pão de queijo doce. Mostramos também nosso artesanato e artistas. Agradeço a todos que colaboraram na realização deste importante evento”.

Na sequência, os demais prefeitos e vice-prefeitos apresentaram suas propostas, ressaltaram a importância da integração e deram sugestões que podem agregar ainda mais na criação do GIDRE.

Ao final da apresentação, foi escolhida a equipe de Coordenação e Assessoria do GIDRE, formada pelo coordenador geral Daniel Guimarães Araújo, de Santa Rita de Caldas; vice coordenador Gérson Pereira Filho, de Poços de Caldas; 1º secretário Paulo Henrique, de Santa Rita de Caldas e 2º Secretário Ana Paula Silva Pereira, de Divinolândia. Ainda compõem a equipe de assessoria – Mônica, de Andradas; Camila, de Águas da Prata; Maria Inês, de Santa Rita de Caldas; Rafael Trefilho, de São João da Boa Vista/São José do Rio Pardo; Paula Versiani, de Caldas; Orlando, de Caconde e Francis, de Campestre.

O próximo encontro do GIDRE será realizado no início de abril, na cidade de Campestre – MG, para discutir a dinâmica dos Grupos de trabalhos para levantamento de potencialidades dos municípios, sugestões de modos de integração regional visando um planejamento estratégico e proposta da carta de Intenção a ser apresentada aos representantes da região integrada.