Sexta, 20 de abril de 201820/4/2018
EDUCAÇÃO
Instituto Votorantim reúne autoridades e professores para debater o futuro da educação
A CBA, que contribui para a melhoria da educação pública nos estados onde está presente, também participou do evento
Postada em 16/03/2018 ás 12h46 - atualizada em 22/03/2018 ás 18h00

Para celebrar as atividades do projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), o Instituto Votorantim mobilizou secretários de educação e professores de todos os municípios onde as empresas da Votorantim S.A. estão presentes para participar da “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018”.  O encontro, que aconteceu em São Paulo no final de fevereiro, contou com a abertura de Ana Helena de Moraes Vicintin, vice-presidente do Instituto Votorantim, e Sérgio Malacrida, diretor Financeiro da Votorantim S.A. Representando Divinolândia, a gerente municipal de Educação, Neire Jacob também esteve presente.

O PVE já atinge 350 mil alunos, com idades entre 6 e 14 anos e é representado em todo o Brasil. A educação é um dos principais pilares para a construção da identidade de um cidadão e foi pensando nisso que o Instituto Votorantim vem investindo no projeto, que está presente em 17 estados brasileiros.

Para debater os desafios da educação em 2018, foi montada uma mesa redonda mediada por Cláudia Costin, ex-diretora global de educação do Banco Mundial, que contou, ainda, com a participação de José Francisco Soares, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Kleber Montezuma, secretário de educação de Teresina.

Além dos participantes da mesa redonda, estiveram presentes os secretários dos municípios de Alumínio e Araçariguama e Divinolândia (São Paulo), Muriaé e São Sebastião da Vargem Alegre (Minas Gerais) e Niquelândia (Goiás), cidades onde a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) tem atuação. Em parceria com as Secretárias de Educação e do Instituto Votorantim, a CBA dará vigor às novas abordagens do PVE, cuja gestão tem foco na aprendizagem e na leitura.

"Em Divinolândia, o objetivo é melhorar o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Atualmente, estamos com o Ideb de 6.1, que está dentro da meta projetada. Nosso objetivo é melhorar este índice e, com as ações voltadas para a leitura, aprimorar também a alfabetização no município”, conta Neire Jacob, gerente de Educação. “Neste ano, vamos tentar aproximar ainda mais os professores, para que eles se envolvam mais com o programa e, assim, possamos caminhar juntos”, completa Neire.

No PVE 2018, os secretários contarão com coaching individual ou em grupo, além de poderem usar a plataforma Educare, uma tutoria online para apoio escolar personalizado e à distância. Com a reformulação do programa, a formação dos envolvidos será intensificada na gestão educacional, visando a melhor alocação de recursos dentro e fora da sala de aula, além de foco no desenvolvimento de competências em todos os ciclos e interciclos ao longo do ano.

Para o consultor de responsabilidade social da CBA, Alan Ferreira da Costa, o evento de Pactuação celebra o investimento em educação e reforça o compromisso dos municípios com o ensino dos jovens. “O compromisso da CBA é contribuir para a melhoria da educação nas seis cidades onde a empresa está presente. E nós acreditamos que que isso faz a diferença”, disse.

No evento também foram apresentados os resultados conquistados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No período de 2008 a 2015, por exemplo, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II.