Quinta, 24 de maio de 201824/5/2018
Céu limpo
Primeiro ciclo do PVE é realizado em Divinolândia
Pelo segundo ano consecutivo, projeto da CBA e Instituto Votorantim é parceiro do Departamento de Educação na formação de gestores educacionais do município
Postada em 19/04/2018 ás 11h37 - atualizada em 19/04/2018 ás 11h42
Primeiro ciclo do PVE é realizado em Divinolândia

O projeto Parceria Votorantim pela Educação (PVE), certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil, iniciou suas atividades do ano de 2018 no município de Divinolândia. Realizado pelo Instituto Votorantim, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e em parceria com a Departamento de Educação, o projeto atua na formação dos gestores educacionais e escolares do município desde 2017.

O 1º ciclo, realizado na primeira semana de abril foi direcionado aos secretários de educação, equipe de apoio pedagógico, mobilizadores sociais, diretores e coordenadores pedagógicos, além de jovens que participam do projeto  “Criativos na Escola”. Subdividido em três dias de ações de campo e reuniões de formação com cada grupo participante, o 1º ciclo teve como proposta intensificar o desenvolvimento, alinhando todos os setores da educação e orientando as reflexões acerca das necessidades específicas da educação no município, afim de aprimorar o aprendizado dos alunos.

Neste ano o PVE tem como tema central a “Gestão com foco na aprendizagem”, de forma que os gestores possam compreender os indicadores educacionais como Ideb e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e identificar os principais problemas da rede. A partir daí priorizar foco de atuação e estabelecer plano de ação.

A expectativa e receptividade do Departamento de Educação do município e do quadro de diretores e gestores educacionais é de que os resultados sejam ainda melhores que no último ano, com melhores índices de aprendizagem e também o engajamento de estudantes das escolas e a sociedade a projetar histórias de mudanças para transformar suas realidades.

O gerente da unidade CBA em Poços de Caldas, Hamilton Wuo, afirma que a parceria entre as empresas da Votorantim e o Departamento de Educação é um passo importante para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas. “Acreditamos que o desenvolvimento social das comunidades depende diretamente da educação e sabemos que em conjunto é possível progredir na qualidade da aprendizagem”, disse.  Neste ano, o PVE está presente em 103 municípios no Brasil, comemorando o centenário da Votorantim e deixando como herança o investimento na educação de cada localidade.