Segunda, 15 de outubro de 201815/10/2018
Trovoadas isoladas
Campanha de Vacinação contra a Gripe já começou
Primeira etapa é destinada aos trabalhadores da área da saúde e pessoas com 60 anos ou mais
Postada em 23/04/2018 ás 17h51 - atualizada em 25/04/2018 ás 10h57
Campanha de Vacinação contra a Gripe já começou

Na segunda-feira (23) tem início a Campanha de vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe. A primeira etapa tem como público alvo os trabalhadores da área da saúde dos serviços públicos e privados e as pessoas com 60 anos ou mais de idade.

A segunda etapa começa no dia 02 de maio com vacinação para gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Depois, a terceira etapa ocorre a partir de 09 de maio para doentes crônicos/comorbidades, privados de liberdade e professores. Durante o período da campanha, a vacina será aplicada de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 16h30, no Centro de Saúde.

Já o Dia D ocorre no sábado, 12 de maio, das 08h às 16 horas.

Prevenção

A vacina só é contraindicada a pessoas com reações e alergias graves relacionadas a ovo de galinha e seus derivados, assim como aqueles que apresentaram reações graves a doses anteriores.

A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio de contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio de mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Como medida de prevenção, o Ministério da Saúde orienta que se tome cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.