Terça, 21 de agosto de 201821/8/2018
Ensolarado
Terá início a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite
Campanha ocorre de 4 a 31 de agosto; com dois “Dias D” nos sábados 04 e 18, no Centro de Saúde
Postada em 24/07/2018 ás 13h25 - atualizada em 25/07/2018 ás 13h28
Terá início a Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A Campanha de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite terá início em Divinolândia. Durante o mês de agosto, do dia 4 a 31, pais e responsáveis devem levar as crianças para vacinar no Centro de Saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal na cidade, alcançando o público prioritário: crianças de um ano até menores de cinco anos.

Neste ano, a campanha terá intensificação em dois sábados. Dia 4 de agosto será o Dia D Municipal de Vacinação contra as doenças e o dia 18 de agosto, dia de mobilização nacional. O Centro de Saúde ficará aberto das 8h às 16h.

"Há muito tempo que não há registro de casos dessas doenças no município. Por isso, é muito importante que os pais atentem para o comparecimento de seus filhos que estão dentro da faixa etária atendida pela campanha, pois tanto o sarampo como a poliomielite são doenças graves que podem ocasionar sequelas muitas vezes irreversíveis. Portanto, o caminho é a prevenção”, destacou o Prefeito Municipal Dr. Naief Haddad Neto.

A vacina é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Imunização

A poliomielite ou paralisia infantil causa a paralisia repentina e pode afetar deste as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados. Já o sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os principais sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

tags:
• saúde