Quinta, 15 de novembro de 201815/11/2018
Trovoadas isoladas
EDUCAÇÃO
Desfile Cívico da Independência do Brasil reuniu grande público e agitou o feriado em Divinolândia
Escolas, instituições e fanfarras participaram das apresentações
Postada em 14/09/2018 ás 14h01 - atualizada em 14/09/2018 ás 14h03

O feriado de 07 de Setembro, data da comemoração dos 196 anos da Independência do Brasil, foi celebrado em Divinolândia com o “Desfile Cívico”, realizado neste ano na Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva – Matriz.

Abrindo a solenidade, os alunos da EMEB Euclides da Cunha fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Divinolândia, tendo logo após a apresentação do Hino Nacional, Hino de Divinolândia e Hino da Independência. Na sequência, o projeto “Fanfarreando”, do Solar das Magnólias, emocionou a todos os presentes com belíssimas apresentações.

Logo após, a creche escola municipal “Sueli Raimundo Gonçalves” apresentou o tema “Do Descobrimento à Independência: um Brasil cheio de cores”, mostrando a identidade brasileira através das cores que representam o nosso país. Os aluninhos representaram o período das grandes navegações, fizeram uma homenagem ao povo indígena com a música “O índio tocou o seu tambor” e relembraram a Independência com a música “Um tal de Dom Pedro”. Ao final, mães e filhos fecharam o desfile da creche com o tema “Futuro do Brasil”, demonstrando a esperança de um mundo melhor.

O público aplaudiu a passagem da Fanfarra FACSTAI – Banda Marcial do Colégio Santa Inês, de São José do Rio Pardo. Com 30 componentes, regidos pelo maestro Mateus Amaral Baldo, a fanfarra tem como princípio resgatar, preservar e manter a cultura, trabalhando a beleza e harmonia dos símbolos sonoros.

Na sequência, vieram os alunos do Colégio Eduque Objetivo e Escola municipal “Profº Moacyr Lopes de Carvalho”. O “Objetivo” trouxe os alunos para cantarem os ideais de um Brasil Melhor – um Brasil com amor, união, saúde, justiça, educação, respeito, paz, igualdade, liberdade, solidariedade e inclusão. Já as crianças da EMEB Moacyr apresentaram o tema “Cantando a gente brinca, Brincando a gente aprende”, fazendo coreografias com bambolês, além de apresentações musicais e lúdicas. Já o CMAIS – Centro Municipal de Aprendizagem e Inclusão Social homenageou o Comtur – Conselho Municipal de Turismo e parabenizou Divinolândia pela conquista do MIT – Município de Interesse Turístico. O desfile reforçou a beleza de nossa cidade, nossos atrativos turísticos, trouxe a Família Fornari, detentora da receita original do pão de queijo doce e as mães representando a pureza e bênçãos do Divino Espírito Santo.

Com o tema “A Importância da Mata Ciliar para a preservação dos rios”, a EMEB José Pereira da Silva, do bairro Ribeirão do Santo Antônio, discutiu a conservação ambiental. Já a EMEB Germinal Ferrari, do bairro Campestrinho, veio com o tema “Por um Mundo Novo”, também discutindo a preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem.

Logo após, o público acompanhou a apresentação da fanfarra “Lyra Stela”, da Escola Estadual Profª Stella Couvert Ribeiro, de São José do Rio Pardo, regida pelos instrutores Cristian e Adalgisa.

A agricultura de Divinolândia foi lembrada no desfile da EMEB “Euclides da Cunha”. A escola homenageou o homem do campo, que com empenho e seriedade transforma a base agrícola de Divinolândia. Ao final, a fanfarra, regida pela professora Maristela Cassani, emocionou a todos trazendo belíssimas apresentações com alunos, ex-alunos e professores. Depois, a EMEB “José Alvares Canha”, do bairro Três Barras trouxe o tema “O Brasil que nós Queremos” com melhorias na Educação, Saúde e Meio Ambiente. O tema também foi trabalhado pela Escola Estadual “Dep. Eduardo Vicente Nasser”, que levantou o público com uma apresentação musical do pelotão de alunos.

O desfile foi encerrado com a participação das fanfarras “Fábio Antônio Dezena Moneda”, de Águas da Prata, regida pelos instrutores Murilo e Maria Clara Zenatti; e o Projeto “Escola Viva”, de Santa Cruz das Palmeiras, que atende crianças entre 04 a 14 anos, sob comando do professor e instrutor Edson Paulo da Silva.