Fundo Social de Solidariedade - Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019

Assistência Social de Divinolândia promoveu trabalho de excelência no acolhimento à população em vulnerabilidade

Atendendo diversas crianças, adolescentes, idosos e famílias em vulnerabilidade, o setor de fez um grande trabalho em 2018. Acolher e ajudar a população carente foram os lemas trabalhados.Assistência Social da Prefeitura de DivinolândiaDurante o ano foram entregues 585 cestas básicas, mais de 4.000 mil fraldas e atendimentos à 1.2011 famílias em vulnerabilidade social. O setor ainda promoveu projetos como a Escola de Moda e aulas de Pintura, auxiliando mulheres na geração de renda familiar.O Programa Bolsa Família, instituído pelo Governo Federal, atendeu 511 famílias, totalizando um repasse de mais de 22 mil reais anuais.Levando alegria e qualidade de vida, o Fundo Social de Solidariedade e o CRAS realizaram a exibição do filme “O Touro Ferdinando”, na Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva (Matriz). O projeto ofereceu diversão de boa qualidade para todos os públicos e de forma gratuita. Além disso, a Campanha do Agasalho novamente foi um grande sucesso, possibilitando auxílio aos munícipes necessitados no período de frio.No projeto Espaço Amigo - um programa de ações complementares à escola e de apoio psicossocial e familiar à crianças e adolescentes de 07 a 14 anos, foram atendidas 64 crianças. O programa prevê atendimento em dois módulos, nos períodos diurno e vespertino, sendo realizado no município e no bairro Campestrinho. As crianças desenvolveram diversas atividades durante o ano como projetos de leitura, ações semanais aulas de dança, gincanas, atividades de culinária, exibição de filmes, entre outras ações. Em 2018, o setor de Assistência Social ainda implementou as aulas de muay thay, que estimulam a disciplina física e mental.Outro projeto que auxilia jovens de 15 a 24 anos é o Ação Jovem, com 48 usuários. Já o programa Mutirão Social, que ajuda famílias em situação de vulnerabilidade social, contemplou 54 beneficiários, que oferecem um dia de trabalho por semana em locais públicos e participam de palestras socioeducativas. Para a Terceira Idade, o projeto Idoso Cidadão proporciona lazer, orientações e informações sobre assuntos pertinentes à velhice e de interesse do grupo, através de palestras socioeducativas, jogos, música, poesia e assistência psicológica. Atualmente, participam do projeto 81 idosos.Por fim, o Projeto Natal Espetacular fez a magia do Natal acontecer em Divinolândia. O projeto trabalhou com o reaproveitamento de garrafas pet, fomentando a sustentabilidade com a reciclagem. Os enfeites foram confeccionados pelos funcionários do Fundo Social de Solidariedade e voluntários.