Cultura - Quinta-feira, 14 de Março de 2019

Divinolândia receberá pela primeira vez o Circuito Sesc de Artes

A Prefeitura Municipal de Divinolândia participou do lançamento do Circuito Sesc de Artes, que pela primeira vez, trará diversas atrações ao município. O evento ocorreu na sede do Sesc Pompéia, em São Paulo. Divinolândia será uma das 121 cidades do Estado de São Paulo, que sediará o evento, no dia 29 de março, das 16hs às 21hs, na Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva (Matriz). Em caso de chuva, o evento será realizado no Ginásio de Esportes. Serão realizadas oito atividades divididas entre Literatura, Dança, Artes Visuais, Música, Circo e Cinema, todas gratuitas.Participaram do lançamento a gerente de Turismo Ana Paula Silva Pereira, a gerente de Assistência Social Camila Oliveira Martimbianco, a chefe de Gabinete Carmem Ávila, o gerente de Esportes e Planejamento Júlio César Pereira, a agente de crédito do Banco do Povo Paulista Geovana Betin, e o gerente de Comunicação Felipe Lange. A abertura oficial do evento foi feita pelo diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda.Representantes de Divinolândia foram recepcionados pela gerente do Sesc, Vilma de MarchiATIVIDADES CULTURAISLiteratura: Mediação de Leitura com a Cor – Ação CulturalOs mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a leitura. Ouvir histórias permite pensar e brincar com a imaginação literária. Os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.Literatura: Botica Poesia com Sergio Vaz e Renato Gama (SP)O escritor e poeta Sergio Vaz se junta ao cantor e compositor Renato Gama para o show Botica Poesia, com canções criadas a partir de poemas e textos inéditos do próprio Vaz, criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e agitador cultural da Zona Sul de São Paulo. Gama também é escritor, produtor, compositor de trilhas e pesquisador de musicoterapia, além de manter uma ligação com a música e a sonoridade das periferias paulistanas.Música: DJ Haru (SP)Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, a DJ Haru promove, em seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos, grooves e composições tradicionais, sempre buscando um ambiente dançante. Uma curiosidade é que ela se apresenta sempre com LPs e compactos de vinil, todos de seu acervo pessoal.Artes Visuais: Desenhaço – Desenhar É Para Todos com Bebel Abreu E Ale Kalko (SP)O público que passar pela oficina vai ter contato com diferentes atividades de desenho e receber orientação para praticar. Haverá observação tradicional para produção de retrato, desenho de acidente (construção de figuras a partir de manchas aleatórias no papel), sintetizar elementos do dia a dia para criar ícones, e desenhar bichos a partir de um círculo, um triângulo, um quadrado e uma massaroca.Dança: Mané Gostoso com Ballet Stagium (SP)O espetáculo homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do Nordeste com grandeza poética e bom humor. O grupo leva a dança para o público de todas as idades, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com as canções do Rei do Baião. As coreografias dos bailarinos são inspiradas no boneco Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados por cordões.Artes Visuais: Rabo de Gato com Ateliê Lua Azul (SP)Os artistas demonstram técnicas artesanais para produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados rabos de gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis, acessórios e peças decorativas. Com uma técnica fácil e divertida, as oficinas poderão receber participantes de todas as idades e sem experiência em atividades manuais.Circo: Mistérius com Família Burg (SP)Os palhaços Gonçalvez e Sobolha querem ser levados a sério por seu talento para mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo da Família Burg tem base na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação do público.Cinema: Set na Praça Instituto Querô (SP)O público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena. O set contará com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte. Além de estimular os participantes a conhecer mais do universo da TV e do cinema, que tanto encantamento provoca, a proposta é valorizar atitudes de trabalho coletivo.