Sexta, 19 de julho de 201919/7/2019
CULTURA E TURISMO
Divinolândia receberá pela primeira vez o Circuito Sesc de Artes
Atrações culturais entre dança, circo, música, cinema, artes visuais e literatura serão realizadas na Praça Matriz, das 16 às 21h
Postada em 14/03/2019 ás 19h23 - atualizada em 14/03/2019 ás 19h29
Divinolândia receberá pela primeira vez o Circuito Sesc de Artes

A Prefeitura Municipal de Divinolândia participou do lançamento do Circuito Sesc de Artes, que pela primeira vez, trará diversas atrações ao município. O evento ocorreu na sede do Sesc Pompéia, em São Paulo.

Divinolândia será uma das 121 cidades do Estado de São Paulo, que sediará o evento, no dia 29 de março, das 16hs às 21hs, na Praça Dr. Alcindo Cardoso de Paiva (Matriz). Em caso de chuva, o evento será realizado no Ginásio de Esportes. Serão realizadas oito atividades divididas entre Literatura, Dança, Artes Visuais, Música, Circo e Cinema, todas gratuitas.

Participaram do lançamento a gerente de Turismo Ana Paula Silva Pereira; a gerente de Assistência Social Camila Oliveira Martimbianco; a chefe de Gabinete Carmem Ávila; o gerente de Esportes e Planejamento Júlio César Pereira; a agente de crédito do Banco do Povo Paulista Geovana Betin; e o gerente de Comunicação Felipe Lange. A abertura oficial do evento foi feita pelo diretor regional do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda.

Representantes de Divinolândia foram recepcionados pela gerente do Sesc, Vilma de Marchi

ATIVIDADES CULTURAIS

Literatura: Mediação de Leitura com a Cor – Ação Cultural

Os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a leitura. Ouvir histórias permite pensar e brincar com a imaginação literária. Os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.

Literatura: Botica Poesia com Sergio Vaz e Renato Gama (SP)

O escritor e poeta Sergio Vaz se junta ao cantor e compositor Renato Gama para o show "Botica Poesia", com canções criadas a partir de poemas e textos inéditos do próprio Vaz, criador da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa) e agitador cultural da Zona Sul de São Paulo. Gama também é escritor, produtor, compositor de trilhas e pesquisador de musicoterapia, além de manter uma ligação com a música e a sonoridade das periferias paulistanas.

Música: DJ Haru (SP)

Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, a DJ Haru promove, em seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos, grooves e composições tradicionais, sempre buscando um ambiente dançante. Uma curiosidade é que ela se apresenta sempre com LPs e compactos de vinil, todos de seu acervo pessoal.

Artes Visuais: Desenhaço – Desenhar É Para Todos com Bebel Abreu E Ale Kalko (SP)

O público que passar pela oficina vai ter contato com diferentes atividades de desenho e receber orientação para praticar. Haverá observação tradicional para produção de retrato; desenho de acidente (construção de figuras a partir de manchas aleatórias no papel); sintetizar elementos do dia a dia para criar ícones; e desenhar bichos a partir de um círculo, um triângulo, um quadrado e uma massaroca.

Dança: Mané Gostoso com Ballet Stagium (SP)

O espetáculo homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do Nordeste com grandeza poética e bom humor. O grupo leva a dança para o público de todas as idades, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com as canções do Rei do Baião. As coreografias dos bailarinos são inspiradas no boneco Mané Gostoso, que tem pernas e braços movimentados por cordões.

Artes Visuais: Rabo de Gato com Ateliê Lua Azul (SP)

Os artistas demonstram técnicas artesanais para produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados rabos de gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis, acessórios e peças decorativas. Com uma técnica fácil e divertida, as oficinas poderão receber participantes de todas as idades e sem experiência em atividades manuais.

Circo: Mistérius com Família Burg (SP)

Os palhaços Gonçalvez e Sobolha querem ser levados a sério por seu talento para mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo da Família Burg tem base na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação do público.

Cinema: Set na Praça Instituto Querô (SP)

O público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena. O set contará com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte. Além de estimular os participantes a conhecer mais do universo da TV e do cinema, que tanto encantamento provoca, a proposta é valorizar atitudes de trabalho coletivo.