Educação - Quarta-feira, 05 de Junho de 2019

Alunos da escola “Prof. Moacyr Lopes de Carvalho” realizam trabalho de conscientização e coleta de óleo de cozinha

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode contaminar o solo e as águas. Para conscientizar os alunos e a população sobre os malefícios dessa prática ao meio ambiente e buscar alternativas para o reaproveitamento da substância, a Gerência Municipal de Educação tem promovido atividades com os alunos das escolas municipais.Na EMEB “Prof. Moacyr Lopes de Carvalho”, as crianças, acompanhadas pelas professoras responsáveis, visitaram casas de moradores próximos à unidade escolar para conscientizar a população sobre os malefícios causados ao meio ambiente por meio do descarte incorreto do óleo de cozinha. “Nossa intenção é preservar o meio ambiente, e através da prática da educação ambiental, da cidadania, chegarmos no objetivo, além de mostrar que estamos dispostos em contribuir transformando este problema em solução. Atitudes inovadoras onde a responsabilidade passa a ser de todos”, destacou a página da escola na rede social Facebook.O resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico. “Desta forma, torna-se viável à necessidade de promover a conscientização dos estabelecimentos e da sociedade, sobre o óleo de cozinha descartado de forma inadequada que pode causar danos ao meio ambiente”, explicou a Gerente de Educação, Neire Jacob.