Sexta, 19 de julho de 201919/7/2019
EDUCAÇÃO
Alunos da escola “Prof. Moacyr Lopes de Carvalho” realizam trabalho de conscientização e coleta de óleo de cozinha
Crianças percorreram casas próximas à escola para explicar aos moradores as consequências do descarte incorreto
Postada em 05/06/2019 ás 16h12 - atualizada em 05/06/2019 ás 16h13

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode contaminar o solo e as águas. Para conscientizar os alunos e a população sobre os malefícios dessa prática ao meio ambiente e buscar alternativas para o reaproveitamento da substância, a Gerência Municipal de Educação tem promovido atividades com os alunos das escolas municipais.

Na EMEB “Prof. Moacyr Lopes de Carvalho”, as crianças, acompanhadas pelas professoras responsáveis, visitaram casas de moradores próximos à unidade escolar para conscientizar a população sobre os malefícios causados ao meio ambiente por meio do descarte incorreto do óleo de cozinha.  “Nossa intenção é preservar o meio ambiente, e através da prática da educação ambiental, da cidadania, chegarmos no objetivo, além de mostrar que estamos dispostos em contribuir transformando este problema em solução. Atitudes inovadoras onde a responsabilidade passa a ser de todos”, destacou a página da escola na rede social Facebook.

O resíduo do óleo de cozinha, gerado diariamente nos lares, indústrias e estabelecimentos, acaba sendo despejado diretamente nas águas, como em rios e riachos ou simplesmente em pias e vasos sanitários, indo parar nos sistemas de esgoto causando danos, como entupimento dos canos e o encarecimento dos processos das estações de tratamento, além de contribuir para a poluição do meio aquático, ou, ainda, no lixo doméstico. “Desta forma, torna-se viável à necessidade de promover a conscientização dos estabelecimentos e da sociedade, sobre o óleo de cozinha descartado de forma inadequada que pode causar danos ao meio ambiente”, explicou a Gerente de Educação, Neire Jacob.