Segunda, 21 de outubro de 201921/10/2019
ADMINISTRAÇÃO
Divinolândia firma parceria com Governo do Estado para alavancar indicadores sociais
Divinolândia esteve representada durante lançamento do programa na quinta (22), no Palácio dos Bandeirantes
Postada em 23/08/2019 ás 13h09 - atualizada em 23/08/2019 ás 13h28

O Governo do Estado de SP oferecerá bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras. O projeto "Parcerias Municipais" foi apresentado pelo Governador João Doria na quinta-feira (22). O Prefeito Municipal em Exercício, João Batista Vivarelli esteve presente na cerimônia de lançamento no Palácio dos Bandeirantes.

O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. Trata-se da colaboração entre Estado e prefeituras para otimizar as políticas públicas de cada cidade, respeitando as características de cada localidade e reduzindo desigualdades regionais.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, expôs aos prefeitos os objetivos e desafios estratégicos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto.

O sistema de bônus é baseado em meritocracia na gestão pública e eficiência no cumprimento de índices previamente estipulados. A cada meta alcançada, o Governo de São Paulo oferecerá investimentos para aplicação em projetos nas mesmas áreas que obtiverem a melhoria planejada.

“Se uma cidade reduzir índices de roubo, por exemplo, poderá receber investimento em sistemas inteligentes de monitoramento. O governo vai incentivar o intercâmbio de experiências bem-sucedidas entre todos os municípios”, afirmou Vinholi.

Metas Propostas

Na primeira etapa do programa, o Governo de São Paulo vai propor sete desafios para os 645 municípios para as áreas de Educação (3), Saúde e Segurança Pública (2). As linhas gerais e objetivos do projeto estão disponíveis no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br .

Metas iniciais do programa – Para a área da Educação, o Programa Parcerias Municipais projeta a ampliação de acesso à creche; a universalização do acesso à pré-escola e alavancar a qualidade do Ensino Fundamental. Já para a Saúde, o objetivo é reduzir a mortalidade infantil e materna, bem como, a mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis. Por fim, para a Segurança Pública, o programa tem como meta a redução de roubos e de violência sexual.

“Isso possibilitará um incremento e melhora das políticas públicas, em princípio, de saúde, educação e segurança em nossa cidade; ações importantes não só para Divinolândia, mas todo o Estado de SP”, destacou o Prefeito Municipal em Exercício João Batista Vivarelli.