Terça, 07 de abril de 202007/4/2020
Divinolândia obtém novamente certificação do Município Verde Azul
Cidade obteve 89.70 pontos, conquistando o 29º lugar no ranking geral, que qualifica 645 municípios
Postada em 06/03/2020 ás 13h50 - atualizada em 06/03/2020 ás 13h59
Divinolândia obtém novamente certificação do Município Verde Azul

Divinolândia está novamente entre as cidades que receberam o certificado de “Município Verde Azul” 2019. O Governador do Estado de SP João Doria entregou na quinta-feira, dia 5 de março, os troféus “Franco Montoro” para os municípios líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. Divinolândia obteve 89,70 pontos, conquistando o 29º lugar no ranking geral, que qualifica 645 municípios.

A cerimônia ocorreu no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, contando também com a participação do Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Ao todo, 92 cidades receberam Certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100.

Atualmente, as cidades que participam do PMVA precisam colocar em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor, e que abrange temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

“Todos os 154 municípios que aqui virão receber o prêmio merecem os aplausos e o reconhecimento”, destacou o Governador João Dória.

“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas que vão ao encontro do desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. A partir disso, nossa equipe pode ajudar os municípios a elaborar e colocar em prática bons projetos. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, explica o secretário Marcos Penido.

Divinolândia

Divinolândia obteve melhor pontuação nas categorias: Conselho Ambiental (10), Qualidade do Ar (10), Município Sustentável (9.70), Uso do Solo (9.65), Educação Ambiental (9.40), Esgoto Tratado (9.15), Gestão das Águas (9.13), Resíduos Sólidos (9.05) e Arborização Urbana (8.21).

O Prefeito Dr. Naief Haddad Neto esteve em São Paulo para receber a certificação, acompanhado pelo vice-prefeito João Vivarelli e pela responsável pelo setor de Meio Ambiente Gisele Felício. “É com muita alegria que recebemos novamente o certificado.  Cumprimento a servidora Gisele Felício, responsável por este setor bem como a todos os outros servidores que colaboraram para obtermos este grande feito. Continuamos com a responsabilidade de cuidar melhor do nosso meio ambiente. Dos nossos rios, da nossa água, do nosso lixo, do nosso ar. Cuidar melhor de nossa terra”, comentou o Prefeito.