Secretaria do Meio Ambiente faz um alerta sobre o consumo consciente de água e combate ao desperdício

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Agosto de 2021


Secretaria do Meio Ambiente faz um alerta sobre o consumo consciente de água e combate ao desperdício

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz um alerta sobre a conscientização dos usuários quanto ao consumo consciente de água e combate ao desperdício, principalmente neste período de estiagem prolongada que requer cuidados redobrados a fim de se evitar a falta do recurso.

Mesmo tendo um bom sistema de abastecimento e estrutura para atender a população, é imprescindível a colaboração dos usuários na economia de água, pois devido à falta de chuvas significativas, o volume de água dos rios diminui e nosso sistema de captação é superficial. 

Pequenas mudanças de hábitos - como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras - já ajudam a evitar o desperdício desse bem tão necessário.

Dicas de economia

– Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras, não utilize mangueiras;

– Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira, em apenas seis segundos de válvula acionada, cerca de 12 litros de água vão embora;

– Não use água corrente para descongelar alimentos;

– Tenha atenção sobre possíveis vazamentos, eles podem passar despercebidos e são grandes causas de desperdício.

A Secretaria lembra ainda sobre o que discorre a Lei Municipal N° 2248/2017 - O desperdício de água configura infração com penalidades de advertência e multa.

Para os efeitos dessa Lei, os atos que caracterizam o desperdício de água são: lavar calçada, fachada ou painel, ou veículo utilizando-se de mangueiras comuns; manter torneira desnecessariamente aberta; negligenciar sobre vazamento em tubulação hidráulica.  

Prefeitura


Divinolândia