Escolas de Divinolândia desenvolvem projeto ambiental com horta orgânica

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 09 de Abril de 2018


Escolas de Divinolândia desenvolvem projeto ambiental com horta orgânica Colocar a mão na terra, manusear sementes e desenvolver valores relacionados às questões ambientais passarão a fazer parte da rotina dos alunos do CMAIS (Centro de Aprendizagem e Inclusão Social), EMEB Prof. Moacyr Lopes de Carvalho e EMEB José Pereira da Silva, no bairro Ribeirão do Santo Antônio. O projeto Horta na Escola, que conta com a participação de 540 alunos, foi implantado nas instituições de ensino e já colhe bons resultados.De acordo com Gisele Felício, responsável pela Gerência de Meio Ambiente, a proposta visa desenvolver com as crianças a criação de hortas orgânicas e incorporar os alimentos na merenda escolar.“Queremos fomentar a cultura da alimentação saudável através da implantação de hortas nas escolas – da semente a mesa. Foi observado a necessidade do envolvimento da comunidade e o desenvolvimento através da produção sustentável de alimentos e a implementação na educação escolar os conceitos de hortas orgânicas, pois a base da economia do município de Divinolândia é agrícola”, destacou.Todo o processo envolve diversas etapa como plantação das sementes, adubação do solo, a limpeza semanal, retirada de plantas daninhas e o controle de pragas, buscando manter a vitalidade da horta e condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Um espaço da horta foi destinado a plantas medicinais trazidas por alguns pais e pelos alunos. Sementes de hortaliças também foram arrecadadas nas escolas e o adubo utilizado foi doado pelos pais.“Nessa etapa a participação, o envolvimento dos grupos, o engajamento de professores, funcionários, alunos, e comunidade, permitiu culminar uma dos momentos mais importantes no contexto social, ambiental e histórico da escola - a construção da horta orgânica. As etapas de acompanhamento serão realizadas quinzenalmente durante todo o ano”, explicou Gisele.Para o processo de manutenção da horta foram selecionados alguns alunos que revezam no cuidado do espaço. Os professores também participaram do processo de acompanhamento, buscando incentivar e auxiliar os alunos no engajamento das atividades, permitindo também a integração de conhecimentos teóricos de suas aulas com a prática vivenciada na horta escolar.

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