Administração - Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

Coletor de Lixo se fere com vidro descartado incorretamente

A rotina dos coletores de lixo é complicada, percorrem quilômetros diariamente, recolhendo e jogando o lixo no caminhão, mas eles também podem se machucar com objetos cortantes e perfurantes que são jogados no lixo, dentro de sacolas.Todos os dias, os coletores seguem um cronograma que atende as áreas urbana e rural do município. Durante a coleta, encontram muitos materiais que não são embalados corretamente e muitas vezes acabam com ferimentos. Como é o caso de um trabalhador, que nesta sexta-feira (20), teve a perna cortada por cacos de vidro, descartados de forma errada. O trabalhador foi encaminhado ao hospital, onde recebeu atendimento médico e o fechamento do corte com 5 pontos.A população poderia colaborar com estes trabalhadores, deixando separados os objetos cortantes. Muitas vezes, pelo trabalho ser realizado rapidamente, estes coletores sofrem acidentes que prejudicam sua saúde.A Prefeitura de Divinolândia dá dicas de como realizar o descarte de objetos cortantes para a coleta, contribuindo com a segurança desses trabalhadores. É preciso muito cuidado ao colocar objetos cortantes, como cacos de vidros, nos sacos plásticos, eles devem ser embrulhados em jornais ou revistas, embalando o material e, se possível colocar em uma caixa e identificar. Para casos de pouca quantidade de cacos de vidros, há opção de colocar o lixo em uma caixa de leite, identificando também que há objetos cortantes dentro.Latas de alumínio também são cortantes quando misturadas a outros objetos que vão para o lixo. Para evitar que os coletores se machuquem com alguma delas, é recomendo “esconder” a parte cortante. A tampa é a parte mais perigosa, por isso é importante deixa-la dentro da embalagem e apertar a lata, evitando que ela saia e possa causar ferimentos.Para descartar espetinhos de bambu, geralmente usados em churrascos, é recomendado colocá-los dentro de uma garrafa pet. É importante sempre fechar a garrafa e colocar ao lado do saco de lixo, para fácil visualização para o coletor. O mesmo serve para agulhas, pregos, parafusos e palitos, pois a garrafa pet é resistente e suporta esses materiais.Pedimos encarecidamente para que a população realize o descarte de forma correta, pois os coletores são seres humanos que estão se machucando. Não podemos deixar que isto continue a acontecer. Faça sua parte, descarte o lixo de forma correta. Contamos com você!