Saúde - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2017

É importante se vacinar contra a Febre Amarela!

Estamos vivenciando o período com maior número de casos de febre amarela no Brasil, o Ministério da Saúde reforça a orientação para que todos que moram ou que vão viajar para locais com recomendação da vacina, sejam imunizados.A vacinação é considerada pela Organização Mundial da Saúde a forma mais importante de prevenir a febre amarela. Tanto que é a vacinação frequente que impede que a doença se espalhe mesmo em áreas endêmicas. É preciso que ao menos 80% da população seja imunizada contra um vírus para prevenir a doença nestas regiões.Na noite desta quarta-feira, foi confirmado pela Prefeitura de Poços de Caldas, a morte de um macaco por febre amarela na cidade. Até o momento não houve nenhum caso suspeito em humanos, mas já foi intensificada a vacinação em Poços de Caldas.É importante prevenir, e se vacinar.O Departamento Municipal de Saúde estendeu o horário da SALA DE VACINA, para atualização da VACINA DA FEBRE AMARELA, de 07 de Fevereiro até o dia 24 de Fevereiro das 07:00 às 20:00 horas. Somente no dia 14 de Fevereiro a vacinação ocorrerá no horário das 7:00 às 18:00 horas e nos sábados, 11 e 18 de Fevereiro no horário das 7:00 às 13:00 horas.Para vacinar é necessário levar a caderneta de vacina ou comprovante de vacina.Saiba mais...OS MACACOS E A FEBRE AMARELAQUAL A RELAÇÃO DOS MACACOS NA TRANSMISSÃO DA FEBRE AMARELA?Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença. Quem transmite o vírus são fêmeas de mosquitos que vivem em área de mata. Esses mosquitos precisam se alimentar de sangue para sobreviver e colocar seus ovos. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também vivem os macacos, acabam se alimentando do sangue desses animais. Uma fêmea de mosquito infectada com o vírus, ao picar um macaco, acaba transmitindo o vírus ao animal, que adoece. E as fêmeas de mosquitos não infectadas quando picam um macaco doente, adquirem o vírus e passam a transmiti-lo para outros macacos. O homem ao entrar na mata, para trabalhar, passear, ou realizar outro tipo de atividade, pode ser picado por uma dessas fêmeas de mosquito infectadas e adquirir a doença.COMO OS MACACOS FICAM QUANDO ESTÃO COM A DOENÇA?Os macacos, em sua maioria, adoecem quando estão infectados com o vírus da febre amarela. Apresentam comportamento lento, costumam descer das árvores, ficam perambulando pelo chão, com dificuldade para beber, se alimentar ou subir nas árvores e em poucos dias morrem.O QUE DEVO FAZER SE ENCONTRAR ALGUM MACACO DOENTE E / OU MORTO?A presença de macacos doentes ou mortos pode indicar que o vírus da febre amarela está circulando em determinada área, podendo a população local ou próxima estar em risco. Ao perceber um macaco aparentemente doente, ou encontrar algum desse animal morto, mesmo que seja somente a carcaça, avise imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Importante: não se aproxime do macaco doente e impeça que outros animais se aproximem, não mexa ou enterre o macaco morto, apenas informe o serviço de saúde mais próximo.A febre amarela pode ser prevenida através de vacina. Ao avisar do adoecimento e/ou morte de um macaco você estará ajudando a evitar a ocorrência de casos da doença em determinada população. A partir de sua informação os profissionais de saúde poderão saber, de forma mais rápida, se o vírus da febre amarela está circulando e, se confirmada sua circulação, prevenir.OBS: NÃO DEVEMOS EM HIPÓTESE ALGUMA MATAR OS MACACOS, POIS FAZENDO ISTO ALÉM DE ESTARMOS COMETENDO CRIME AMBIENTAL, ESTAMOS MATANDO ANIMAIS INOCENTES QUE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A FAUNA E FLORA.