domingo, 17 de novembro de 201917/11/2019
Implantação do novo aterro sanitário do município
Diagnóstico, proposta, execução e resultados
Postada em 10/10/2017 ás 17h18

1.    Diagnóstico

O aterro sanitário II encerrou suas atividades em novembro de 2016, a pedido da CETESB, por ter atingido sua capacidade limite, não podendo mais receber nenhum tipo de resíduo.

Os resíduos atualmente são encaminhados para o aterro sanitário particular, localizado no município de Tapiratiba/SP.

Foi adquirido em 2010 uma área para a construção do futuro aterro sanitário do município, a área foi escolhida após parecer favorável da CETESB. Na local foram realizados estudos do solo pelo IPT (Instituto de pesquisas Tecnológicas). O Projeto foi elaborado com recursos do FEHIDRO, depois de concluído, foi solicitado à CETESB a Licença Prévia, nº 63000285, que foi emitida em 08/05/2017 e solicitada a Licença de instalação processo n° 63/00592/17

2.    Proposta

Atividade

10/2016 à 06/2017

06/2017 à 10/2017

10/2017 à 05/2017

TRATATIVA DE SOLUÇÕES EM CURTO PRAZO - SITUAÇÃO EMERGENCIAL

Licenciamento de área de transbordo

X

Construção de área de transbordo

X

TRATATIVAS PARA ESTRUTURAR SOLUÇÕES PARA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS EM MÉDIO PRAZO

Elaboração de Termo de referencia para obtenção de recursos para elaboração do projeto de encerramento do aterro sanitário

X

Elaboração e Acompanhamento do convênio firmado junto ao FEHIDRO para contratação de empresa para  elaboração do   projeto executivo de um novo aterro sanitário no município.

Licenciamento para Instalação do novo aterro sanitário.

X

Elaboração de Termo de Referencia para pleito de recursos junto aos órgãos financiamento, para construção novo aterro sanitário no município.

3.    Execução

- 2015: Aprovação do  Termo de Referencia pela FEHIDRO em 2015;

- maio / 2016:   realização da licitação da empresa para elaboração o projeto e formalização do contrato.

- julho á nov. de 2017:  liberação das parcelas de recurso Fehidro;

- julho/2016: à setembro de 2016 - acompanhamento técnico da elaboração do projeto junto a empresa contratada

Licenciamento para Instalação do novo aterro sanitário.

Dezembro de 2016 - A PMD fez abertura de processo na CETESB obtenção da Licença Prévia cujo processo foi  identificado como sendo de nº 63/00592/16 (anexo IV).

4.    Resultados

Redução de custos no gerenciamento dos resíduos, tendo em vista o alto valor pago à empresas particulares para o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.