Segunda, 20 de novembro de 201720/11/2017
Trovoadas isoladas
Posto de Saúde promove Campanha de combate à hanseníase
Munícipes que possuem os sintomas da doença devem procurar o Centro de Saúde
Postada em 18/10/2017 ás 16h20
Posto de Saúde promove Campanha de combate à hanseníase

Campanha de combate à hanseníase

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Divinolândia promove a Campanha de combate à hanseníase.

Trata-se de uma doença crônica e infectocontagiosa, que atinge principalmente pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas. Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular, ou seja, dificuldade para segurar objetos.

“Caso algum munícipe possua estes sintomas, deve imediatamente procurar o Centro de Saúde, localizado na Rua Sete de Setembro – 332, no centro da cidade, das 7 às 17 horas, portando o cartão do posto. Os munícipes da zona rural também podem procurar orientações nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro”, informou a diretora de Saúde Maria Campestre.

Tratamento

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.