Segunda, 24 de setembro de 201824/9/2018
Ensolarado
15º
20º
29º
Divinolandia - SP
Erro ao processar!
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Escolas de Divinolândia desenvolvem projeto ambiental com horta orgânica
Proposta visa desenvolver valores ambientais e incorporar alimentos saudáveis na merenda escolar
Gerência de Comunicações Divinolandia - SP
Postada em 09/04/2018 ás 11h51 - atualizada em 09/04/2018 ás 12h01
Escolas de Divinolândia desenvolvem projeto ambiental com horta orgânica

Colocar a mão na terra, manusear sementes e desenvolver valores relacionados às questões ambientais passarão a fazer parte da rotina dos alunos do CMAIS (Centro de Aprendizagem e Inclusão Social), EMEB Prof. Moacyr Lopes de Carvalho e EMEB José Pereira da Silva, no bairro Ribeirão do Santo Antônio. O projeto Horta na Escola, que conta com a participação de 540 alunos, foi implantado nas instituições de ensino e já colhe bons resultados.


De acordo com Gisele Felício, responsável pela Gerência de Meio Ambiente, a proposta visa desenvolver com as crianças a criação de hortas orgânicas e incorporar os alimentos na merenda escolar.


“Queremos fomentar a cultura da alimentação saudável através da implantação de hortas nas escolas – da semente a mesa. Foi observado a necessidade do envolvimento da comunidade e o desenvolvimento através da produção sustentável de alimentos e a implementação na educação escolar os conceitos de hortas orgânicas, pois a base da economia do município de Divinolândia é agrícola”, destacou.


Todo o processo envolve diversas etapa como plantação das sementes, adubação do solo, a limpeza semanal, retirada de plantas daninhas e o controle de pragas, buscando manter a vitalidade da horta e condições favoráveis para o seu desenvolvimento. Um espaço da horta foi destinado a plantas medicinais trazidas por alguns pais e pelos alunos. Sementes de hortaliças também foram arrecadadas nas escolas e o adubo utilizado foi doado pelos pais.


“Nessa etapa a participação, o envolvimento dos grupos, o engajamento de professores, funcionários, alunos, e comunidade, permitiu culminar uma dos momentos mais importantes no contexto social, ambiental e histórico da escola - a construção da horta orgânica. As etapas de acompanhamento serão realizadas quinzenalmente durante todo o ano”, explicou Gisele.


Para o processo de manutenção da horta foram selecionados alguns alunos que revezam no cuidado do espaço. Os professores também participaram do processo de acompanhamento, buscando incentivar e auxiliar os alunos no engajamento das atividades, permitindo também a integração de conhecimentos teóricos de suas aulas com a prática vivenciada na horta escolar.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Prefeitura de Divinolândia - Rua XV de Novembro, 261 - Centro - Divinolândia – SP - CEP 13780-000 - Fone: (19)3663-8100 - CNPJ 46.435.921/0001-88

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados