Sexta, 22 de junho de 201822/6/2018
Ensolarado
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Divinolândia desenvolve projeto piloto de compostagem
Ação foi realizada no pátio de serviços da Prefeitura e deve durar em torno de três meses
Postada em 17/04/2018 ás 11h17

Divinolândia acumula aproximadamente cerca de 200 kg de lixo orgânico mensalmente, que é encaminhado para o Aterro Sanitário de Tapiratiba- SP. Dessa forma, a Gerência de Meio Ambiente idealizou a realização de uma ação para a diminuição do volume de lixo que é encaminhado.

“No dia 11 de abril, fomos em busca matérias para a realização da compostagem, buscando assim fungo benéficos nas raízes de bambu, procurando também pó de serra, casca de arroz, usando também estrume de vaca, caule de couve, cascas de ovo e resto de alfaces”, explicou Gisele Felício, responsável pelo setor ambiental.

O projeto foi implantado no pátio de serviços na Prefeitura, sendo colocados 15 cm de pó de cerra, em seguida 10 cm de casca de arroz. Também foram colocados o estrume de vaca diluído em água, pois nele contém bactérias benéficas, raízes de bambu diluídas em água, caule de couve, cascas de ovos, e restos de alface. O local foi novamente recoberto com pó de serra, deixando assim o material úmido, mantendo uma temperatura de aproximadamente 40ºC, durante seus primeiros dias.

“Esse trabalho ainda está em andamento, tempo estimado para sua conclusão é de aproximadamente três messes, sendo assim após a sua conclusão este material será utilizado para como uma adubação para as hortas orgânicas, jardins e praças do município”, concluiu Gisele.