Quinta, 15 de novembro de 201815/11/2018
SAÚDE
Campanha de vacinação contra Polio e Sarampo continua no Posto de Saúde até dia 31
Leve seu filho ao Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira
Postada em 23/08/2018 ás 18h28

Quem perdeu o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, no último fim de semana, ainda tem tempo de levar as crianças para vacinar. A campanha continua até o dia 31 de agosto, no Centro de Saúde, em Divinolândia.

A gerente municipal de Saúde Maria Campestre destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a população contra a volta da pólio e o surto de sarampo.

"Há muito tempo que não há registro de casos dessas doenças no município. Por isso, é muito importante que os pais atentem para o comparecimento de seus filhos que estão dentro da faixa etária atendida pela campanha, pois tanto o sarampo como a poliomielite são doenças graves que podem ocasionar sequelas muitas vezes irreversíveis. Portanto, o caminho é a prevenção”, destacou o Prefeito Municipal Dr. Naief Haddad Neto

A vacina é contraindicada em casos de gripe muito forte e febre alta; crianças com imunodeficiência congênita ou adquirida; neoplasia maligna; e que estão em tratamento com uso de corticoides em doses elevadas ou quimioterapia e radioterapia.

Imunização

A poliomielite ou paralisia infantil causa a paralisia repentina e pode afetar deste as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados. Já o sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitida pelo contato com secreções. Os principais sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.