Educação - Segunda-feira, 05 de Novembro de 2018

Escola José Alvares Canha é o destaque municipal do PVE - Parceria Votorantim pela Educação

Em 2018 a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com a Gerência Municipal de Educação de Divinolândia, Instituto Alana - parceiro do Instituto Votorantim, realizaram pelo segundo ano o programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), com objetivo de trabalhar o tema leitura nas escolas. Na noite de terça-feira, 30 de outubro, foi realizada a apresentação dos projetos selecionados à comunidade e anúncio da escola vencedora.Durante o ano de 2018, os estudantes das escolas municipais que integram o PVE foram incentivados a transformarem suas realidades, colocando-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O destaque municipal foi o projeto “Minha Vida, Minha Escola”, da EMEB “José Alvares Canha”, do bairro Três Barras.O projeto vencedor ganhou uma quantia em dinheiro para os alunos e professor envolvidos. Além disso, os estudantes inscritos com projetos ainda ganharam uma bolsa de estudos oferecida pela Microlins, que investe e apoia a melhoria da qualidade da educação em Divinolândia.Os alunos da EMEB “José Alvares Canha” reuniram-se na escola e chegaram à conclusão de que a comunidade não era presente e que os estudantes não eram motivados em relação à leitura. Após, foi realizada uma mobilização na escola para a reorganização da biblioteca, envolvendo a comunidade escolar em ações para despertar o gosto pela leitura. Visando melhorias na escola, foi feita arrecadação de roupas e calçados para a realização de um Bazar Beneficente, onde a comunidade teve grande participação, além de um Café Literário aos sábados, onde alunos e voluntários cozinharam bolachinhas de goiabinha.“Através de cada encontro do Criativos na Escola, os alunos sentiam-se muito motivados, muitas ideias foram surgindo e eram sendo colocadas em prática, outras eram sendo adaptadas conforme a nossa realidade. Divulgamos constantemente o projeto na escola, convidamos e entrevistamos familiares e pessoas da comunidade, que demonstraram interesse pelo projeto. Cada sala ficou responsável pela leitura de um livro literário, onde os familiares acompanhavam a leitura dando opiniões e sugestões. Os alunos ficaram responsáveis pela inclusão, por serem os multiplicadores da leitura, escolhendo alguém da comunidade para participar do projeto. Em cada leitura trabalhamos sempre os Valores Humanos, algo indispensável nos dias atuais”, destacou a professora Patrícia de Oliveira Santos, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola.De acordo com Reginaldo Ferreira, técnico Formador do PVE (Parceria Votarantim pela Educação), os projetos apresentados pelas escolas foram bem desenvolvidos. “Fechamos mais uma etapa com chave de ouro. É preciso olhar para esses jovens que são criativos e que colocaram em prática um projeto de mudança no ambiente escolar. Nosso objetivo é destacar o protagonismo desses alunos”, destacou.Para a gerente municipal de Educação, Neire Jacob, participar do PVE foi muito positivo. “Conseguimos fazer um diagnóstico do que está bom e o que pode ser melhorado dentro de cada escola. Conseguimos reunir diretores, coordenadores, professores para avaliar o que podemos melhorar e o que devemos mudar dentro da educação municipal. O PVE funcionou como um espelho de como está a educação dentro das nossas escolas”.Já para o prefeito municipal Dr. Naief Haddad Neto, que esteve presente na cerimônia, acompanhado pelo vice-prefeito João Batista Vivarelli, os professores, coordenadores, diretores e comunidade escolar estão de parabéns. “Fiquei emocionado com as apresentações que vi nesta noite. É preciso perceber que são feitas coisas maravilhosas nas escolas. O que vocês fazem o ano inteiro é inimaginável para a maioria das pessoas. E hoje quero dizer aos alunos que vocês são o futuro da nossa cidade. É importante que vocês comecem a florescer o espírito de cidadania e responsabilidade”.Parceria Votorantim Pela EducaçãoIniciativa da Votorantim e das empresas do Grupo que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua, por meio da mobilização social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional. Existente desde 2008, o programa é desenvolvido em alinhamento às prioridades do MEC e possui impacto comprovado pelo IDEB. O PVE prevê o desenvolvimento de competências dos gestores educacionais e escolares, impactando na aprendizagem dos alunos e o fortalecimento da cultura de formação continuada de profissionais de educação.