Sexta, 14 de dezembro de 201814/12/2018
Claro
SAÚDE
Durante Outubro Rosa, Prefeitura solicitou mais de 180 exames de mamografia e papanicolau
Gerência de Saúde ainda promoveu diversas atividades em todas as unidades do município
Postada em 13/11/2018 ás 11h15 - atualizada em 20/11/2018 ás 10h41

Para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, a Gerência de Saúde da Prefeitura Municipal de Divinolândia realizou diversas ações durante toda a campanha do Outubro Rosa. De acordo com o setor, foram solicitados 186 exames de mamografia e papanicolau.

No Centro de Saúde foram realizados 84 exames Papanicolau. Durante o mês de outubro, a unidade esteve com horário ampliado nas quartas-feiras. Mulheres de 25 a 64 anos, que trabalham em horário comercial, puderam ficar em dias com seus exames.

Na unidade do bairro Três Barras, foi promovido um café comunitário com palestra sobre auto estima, ministrada pela psicóloga Luciana. Foram solicitados 19 exames de mamografia e o evento contou com a presença de 29 mulheres.

No bairro Campestrinho, as ações foram realizadas na quadra da EMEB Germinal Ferrari e contou com atendimento psicológico, serviço social, além de consultas odontológicas e médicas. Foram atendidas 58 mulheres e solicitadas 35 mamografias.

Já na Unidade Básica de Saúde do bairro Ribeirão do Santo Antônio foram realizados teste de glicemia e aferição de pressão arterial, sendo detectadas 41 pacientes com alterações, que serão monitoradas pela equipe. A ação contou com a presença de 78 mulheres, sendo solicitadas 48 mamografias.

O objetivo dessas ações foi conscientizar as mulheres em relação ao câncer de mama, com informações sobre autocuidado, prevenção e exames de rotina. Atualmente, o câncer de mama é a segunda principal causa de óbitos por câncer em mulheres, no entanto, se diagnosticado e tratado precocemente, são grandes as chances de cura.