Segunda, 16 de dezembro de 201916/12/2019
Divinolândia comemorou 07 de Setembro com o tradicional Desfile Cívico
Escolas da Rede Municipal e Estadual, segmentos da sociedade e fanfarras abrilhantaram o evento
Postada em 09/09/2019 ás 18h32
Divinolândia comemorou 07 de Setembro com o tradicional Desfile Cívico

O feriado de 07 de Setembro, data da comemoração dos 197 anos da Independência do Brasil, foi celebrado em Divinolândia com o “Desfile Cívico”.

Abrindo a solenidade, os alunos da EMEB Euclides da Cunha fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Divinolândia, tendo logo após a apresentação do Hino Nacional, Hino de Divinolândia e Hino da Independência. A Fanfarra da escola, composta por 40 componentes, sob regência da instrutora Maristela Masteguim Cassani, iniciou o desfile. Na sequência, o projeto “Fanfarreando”, do Solar das Magnólias, emocionou a todos os presentes com belíssimas apresentações. Criado em 2015, o projeto atende pacientes que apresentam habilidades motoras e destreza para reproduzirem frases rítmicas, tendo musicalidade total ou parcial, trabalhando a reabilitação neurológica.

A Creche Escola "Sueli Raimundo Gonçalves" trouxe o tema "Chuva de amor pelo nosso país". Os aluninhos dos berçários e maternais desfilaram ao lado dos pais pedindo amor, educação, solidariedade, fé. A Emeb Moacyr Lopes de Carvalho homenageou o cartunista Maurício de Sousa. Com o tema "Abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhas!", os alunos representaram os personagens queridos que fazem parte da nossa infância - Mônica, Magali, Cascão, Chico Bento, Rosinha, Cebolinha, além dos personagens que representam a diversidade - Humberto, Dorinha, Tati, Bloguinho, Luca, André e Hamyr. "Porque ser diferente é normal!".

O ComunicArt Cmais trouxe como tema o "Brasil da Diversidade - Todos somos Capazes". A escola, que atende educandos com deficiência, representou o Brasil que aceita as diferenças. Com atendimento profissional de 2 fisioterapeutas, 1 psicóloga, 2 voluntários e professores com formação em psicopedagogia, o CMAIS trabalha a necessidade de olhar para as pessoas deficientes e valorizar a potencialidade e o ser humano que existe em cada um. Já a Emeb José Pereira da Silva, do bairro Ribeirão do Santo Antônio, desfilou a cidadania. Exercer a cidadania significa conscientizar o cidadão na luta de seus direitos e deveres.

Com 30 componentes, a Banda Marcial do Colégio Santa Inês, de São José do Rio Pardo, abrilhantou o desfile cívico de 07 de Setembro. Regida pelo maestro Mateus Amaral Baldo, a fanfarra trouxe um repertório variado, que emocionou a todos. A EMEB "José Alvares Canha", do bairro três Barras apresentou o tema "Agronegócio", que é a principal atividade do bairro. Os alunos e professores ressaltaram a importância das questões ambientais para a nossa comunidade.

Na sequência, a escola Germinal Ferrari, do bairro Campestrinho, apresentou a regionalidade e diversidade cultural do Brasil. As alas representaram as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul com suas características culturais. As instituições Diqbem e Focinhos Carentes também estiveram presentes no desfile, apresentando seus trabalhos sociais e esportivos realizados no município.

Logo após, a Escola Estadual "Dep. Eduardo Vicente Nasser" reviveu um dos momentos mais emocionantes do Desfile Cívico de 07 de Setembro. Com ex-alunos da década de 90, a Fanfarra Nasser voltou a se apresentar após 8 anos. Fundada em 1974, a fanfarra representava a escola Nasser e o município de Divinolândia. Teve como instrutores Prof. Antônio Celso Cardoso (década de 70), Prof. José Klebis Manzoni e Sr. Sirineu Astolpho (década de 80), Antônio Ricardo Bento (década de 90), além de Nielsen Moreira (in memorian), Aflânio Sales e Daiana Franco (década de 2000). Encerrando, o Grupo de Capoeira Filhos do Bonfim, de Poços de Caldas, difundiram a capoeira como luta, arte, jogo e cultura. Crianças, jovens e adultos desenvolvem habilidades físicas e motoras, através de atividades lúdicas e prazerosas.

TODAS AS FOTOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO FACEBOOK @PREFEITURADEDIVINOLANDIA