domingo, 17 de novembro de 201917/11/2019
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Creche municipal é exemplo de sustentabilidade em Divinolândia
Creche Escola Sueli Raimundo Gonçalves possui dez itens que a tornam sustentável como acessibilidade, arborização, coleta seletiva, sistema de captação de água da chuva, entre outros
Postada em 19/09/2019 ás 16h54 - atualizada em 19/09/2019 ás 16h56
Creche municipal é exemplo de sustentabilidade em Divinolândia

sustentabilidade é um dos assuntos que mais têm sido discutidos na atualidade. Pensando no futuro das crianças, a Prefeitura Municipal desenvolveu um projeto dedicado ao assunto. A Creche Escola Sueli Raimundo Gonçalves é um exemplo de sustentabilidade no município.

De acordo com a Gerência Municipal de Meio Ambiente, podem ser observados dez itens que destacam a sustentabilidade no local. A instalação possui um sistema de captação de água da chuva para ser utilizada na lavagem do prédio, calçadas e regar as plantas, proporcionando uma grande economia de água, além de acessibilidade como rampas de acesso, banheiros acessíveis, proporcionando às pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida viver de forma independente e participar plenamente de todos os aspectos da vida.

A unidade também é arborizada proporcionando assim à melhoria microclimática, ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem a velocidade dos ventos, aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar e amenizam a poluição atmosférica. E grande parte da instalação é composta por áreas permeáveis que permitem que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo, sendo uma forma de aliviar as possíveis enchentes.

A Creche Escola Sueli Raimundo Gonçalves possui ainda torneiras com redutores de pressão, ventilação cruzada, iluminação natural, aquecedor solar, jardim com reaproveitamento de pneus e coleta seletiva, separando os resíduos orgânicos dos resíduos recicláveis. A coleta seletiva e a reciclagem, proporcionam inúmeros benefícios entre eles a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais.