Terça, 07 de abril de 202007/4/2020
Unidade do SAMU é inaugurada em Divinolândia
Com atendimento 24 horas, SAMU 1192 presta atendimentos de urgência e emergência
Postada em 18/02/2020 ás 11h44 - atualizada em 10/03/2020 ás 11h24
Unidade do SAMU é inaugurada em Divinolândia

Na manhã do dia 15 de fevereiro, a Prefeitura Municipal de Divinolândia promoveu a cerimônia de inauguração da Unidade do SAMU.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. São situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

Com atendimento 24 horas, por meio de prestação de orientações e envio de veículos, o SAMU contará com uma equipe capacitada em Divinolândia, formada pelos profissionais Diego, César Peres, Daniela, Adilton, Pedro, Tamires, André, Greice, além do coordenador médico Leonardo, coordenador de frotas Froes e a coordenadora de enfermagem Ariane.

Fazendo uso da palavra, o Prefeito Dr. Naief Haddad Neto se mostrou grato pela conquista. "Para Divinolândia, inauguração do SAMU é um marco porque fará a diferença no atendimento de emergência. Sou médico há 42 anos nesta cidade e quantas vezes atendi pessoas que tiveram consequências graves por ter sido mal transportadas. Se evitarmos que uma pessoa fique paraplégica por ter tido um atendimento adequado, todo o trabalho já terá valido a pena", destacou.

Já o vice-prefeito João Vivarelli destacou a importância do serviço para o município. “O SAMU trará um trabalho ágil e preventivo. Após 1.141 dias de gestão, procuramos fazer um trabalho diferenciado. E hoje é um dia especial para toda população. Esperamos que o SAMU em Divinolândia valerá a pena por poder salvar vidas”, finalizou.

Estiveram presentes na cerimônia a Primeira Dama Dra. Maria Lúcia Cardoso de Paiva Haddad; o Presidente da Câmara Municipal Diego Borges; os vereadores Paulo Aurilietti e Jéssica de Carvalho; o Prefeito de Vargem Grande do Sul e Presidente do CONDERG Amarildo Duzi Moraes, o Prefeito de São João da Boa Vista Vanderlei Borges de Carvalho; Prefeito de São Sebastião da Grama Dr. Ricardo Florido; a Coordenadora do Hospital Regional CONDERG Rita Zanata; a Coordenadora Geral do SAMU Gisele Silveira Valentim; representando a Loja Maçônica Acácia da Mantiqueira João Cervelin; representando o DiqBem Carolina Cervelin, além dos diretores da Prefeitura e população da cidade.

Sobre o SAMU

O Ministério da Saúde vem concentrando esforços no sentido de implementar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental.

O SAMU é um serviço que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O SAMU 192 presta socorro a população nas residências, locais de trabalho e vias públicas. A equipe é composta por condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência.

Esse atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.