Terça, 07 de abril de 202007/4/2020
EDUCAÇÃO
Divinolândia participa de pactuação do programa Parceria pela Valorização da Educação 2020
Representantes do município fizeram balanço de ações em 2019 e projeções para este ano
Postada em 11/03/2020 ás 19h24 - atualizada em 11/03/2020 ás 19h27

O município de Divinolândia participou da Oficina de Pactuação 2020 do programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e pelo Instituto Votorantim com o objetivo de contribuir com a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim ou de suas investidas. O evento, que aconteceu em São Paulo, apresentou o programa deste ano e entregou o Prêmio PVE 2019, disputado por mais de cem cidades, todas apoiadas por empresas do grupo. Em Divinolândia, as ações do programa são desenvolvidas por meio da parceria entre a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação com a CBA desde 2017.

Neire Jacob, gerente do Departamento Municipal de Educação de Divinolândia, reforça a importância do PVE para a cidade, para professores e alunos. "A parceria entre o Departamento e a CBA, por meio do PVE, contribui para a formação de gestores e professores locais, o avanço da educação pública no município, desenvolvendo competências para favorecer a atuação eficiente de gestores educacionais e escolares, e a mobilização social em prol de uma educação de qualidade", destaca.

Resultados em 2019

Em 2019, o foco do programa em Divinolândia foi a formação pedagógica e contínua dos professores da rede municipal. Também foi feito o acompanhamento dos diretores e coordenadores pedagógicos para desenvolver e potencializar a prática de supervisão das aprendizagens nas escolas da cidade.

Além disso, foi realizado o seminário de boas práticas na Escola Municipal Moacyr Lopes, com os formadores do Departamento Pedagógico e Gestores escolares da rede municipal, apresentando e avaliando as iniciativas pedagógicas implementadas nessas instituições. Na ocasião, os diretores ainda apresentaram o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas da rede municipal, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais.

Com isso, o principal resultado das ações realizadas pelo PVE em Divinolândia no último ano foi o avanço do município na Matriz de Competências do programa. A cidade foi bem avaliada e subiu de classificação nas seguintes categorias: Processo de Gestão; Registro e Documentação; Acompanhamento das Aprendizagens e Formação dos Docentes.

Agora, o município organizará um plano de ação para aprimorar e desenvolver a formação de gestores e professores neste ano. Na pactuação, também foram iniciados reflexões e debates sobre possibilidades formativas que acontecerão no primeiro ciclo do PVE 2020.

Sobre o PVE

O programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Votorantim atua, e em regiões de influência, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.