Terça, 26 de janeiro de 202126/1/2021
MEIO AMBIENTE
Divinolândia é certificada com o selo Município Verde Azul, pelo terceiro ano consecutivo
Postada em 18/12/2020 ás 13h14 - atualizada em 05/01/2021 ás 11h22

Divinolândia está novamente entre as cidades que receberam o certificado de “Município Verde Azul”, em 2020. Com 88.09 pontos, Divinolândia ficou em 43º lugar, sendo a melhor nota entre as cidades da região, obtendo a certificação pelo terceiro ano consecutivo.

Por conta das restrições impostas pela pandemia de coronavírus, a cerimônia de premiação foi realizada online pelo coordenador PMVA, José Walter Figueiredo e contou com a presença do secretário do estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e do subsecretário da pasta, Eduardo Trani.

O Programa Município Verde Azul (PMVA) tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas. Os 645 municípios são ranqueados e neste ano, 557 participaram ativamente do Programa.

Atualmente, as cidades que participam do PMVA precisam colocar em prática algumas tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local: Arborização Urbana, Biodiversidade, Conselho Ambiental, Esgoto Tratado, Estrutura e Educação Ambiental, Gestão das Águas, Município Sustentável, Qualidade do Ar, Recursos Sólidos, Uso do Solo. Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano.

Divinolândia

Divinolândia obteve melhor pontuação nas categorias: Município Sustentável (9.70), Uso do Solo (9.65), Esgoto Tratado (9.44), Conselho Ambiental (9.35), Gestão das Águas (9.13), Resíduos Sólidos (8.83), Arborização Urbana (8.76), Qualidade do Ar (8.65) e Estrutura e Educação Ambiental (8.25).

Com essa classificação a cidade se credencia para receber recursos e investi-los na área ambiental. Os recursos vêm para melhorar a eficiências desses conjuntos de ações.