Portarias - Terça-feira, 06 de Março de 2018

Divinolândia sediou 2º Encontro de Integração e Desenvolvimento Regional

Foi realizado em Divinolândia, o 2º Encontro de Integração e Desenvolvimento Regional, que contou com a participação de representantes de 16 municípios da microrregião de Poços de Caldas-São João da Boa Vista.O evento tem como objetivo promover regionalmente o turismo, cultura e economia das cidades. Foi discutida a viabilização de um Consórcio Regional e a formalização da Coordenação do GIDRE – Grupo de Integração para o Desenvolvimento Regional.O GIDRE integra organizações da sociedade civil, Prefeituras e membros do Poder Legislativo, selecionando novos projetos e ideias. Além disso, o grupo procura apoio entre entidades para proporcionar a capacitação de profissionais e busca de recursos para a realização destes projetos.Compuseram a mesa das autoridades, o Prefeito Municipal de Divinolândia Dr. Naief Haddad Neto, o vice-prefeito João Batista Vivarelli, o presidente da Câmara Alcides José Ribeiro, os prefeitos Vanderlei Borges de Carvalho, de São João da Boa Vista, Dr. Ricardo Ribeiro Florido, de São Sebastião da Grama, Luís Antônio Peres, de Tapiratiba, Wanderley Martins, de Mococa, Rodrigo Lopes, de Andradas, os vice-prefeitos Rafael Cássio dos Santos, de Campestre, Flávio Faria, de Poços de Caldas, o diretor executivo da Amitesp – Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, Marco Zem, Daniel Araújo e Gerson Pereira Filho da coordenação do GIDRE.Fazendo uso da palavra, a gerente municipal de Turismo Ana Paula Silva Pereira abriu o evento. “Hoje é um dia que, com certeza, ficará marcado na história de Divinolândia. Iniciamos nosso trabalho no turismo em novembro de 2016, e desde então não medimos esforços para que nossa querida cidade merecesse seu papel de destaque. Temos a honra em sediar a segunda reunião dessa equipe que, assim como nós, visa uma integração de cidades. Agradeço aos idealizadores desta causa e tenho certeza que juntos vamos conseguir encontrar soluções para o crescimento do turismo, cultura e economia da nossa região”.Logo após o prefeito municipal Dr. Naief Haddad Neto também utilizou a palavra para exaltar o turismo de Divinolândia. “Unidos podemos ser mais fortes e crescer juntos. Nossa cidade sediou esta reunião com a presença de Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de várias Prefeituras dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Mostramos que podemos recebê-los com muita hospitalidade e carinho. Também demonstramos nossa potencialidade no turismo e divulgamos nossos produtos como o café de qualidade, nosso queijo e o já famoso produto típico pão de queijo doce. Mostramos também nosso artesanato e artistas. Agradeço a todos que colaboraram na realização deste importante evento”. Na sequência, os demais prefeitos e vice-prefeitos apresentaram suas propostas, ressaltaram a importância da integração e deram sugestões que podem agregar ainda mais na criação do GIDRE.Ao final da apresentação, foi escolhida a equipe de Coordenação e Assessoria do GIDRE, formada pelo coordenador geral Daniel Guimarães Araújo, de Santa Rita de Caldas, vice coordenador Gérson Pereira Filho, de Poços de Caldas, 1º secretário Paulo Henrique, de Santa Rita de Caldas e 2º Secretário Ana Paula Silva Pereira, de Divinolândia. Ainda compõem a equipe de assessoria – Mônica, de Andradas, Camila, de Águas da Prata, Maria Inês, de Santa Rita de Caldas, Rafael Trefilho, de São João da Boa Vista/São José do Rio Pardo, Paula Versiani, de Caldas, Orlando, de Caconde e Francis, de Campestre.O próximo encontro do GIDRE será realizado no início de abril, na cidade de Campestre – MG, para discutir a dinâmica dos Grupos de trabalhos para levantamento de potencialidades dos municípios, sugestões de modos de integração regional visando um planejamento estratégico e proposta da carta de Intenção a ser apresentada aos representantes da região integrada.