Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 11 de Abril de 2018

Prefeitura conscientiza proprietários rurais sobre fragilidades e potencialidades do solo

O município de Divinolândia está localizado na Serra da Mantiqueira, com relevo acidentado, o que favorece a erosão causada pelas enxurradas. Muitos agricultores realizam os plantios de culturas de forma inadequada, sem curvas de nível, o que consequentemente pode causar o assoreamento de córregos e rios, danos nas estradas e degradação ao meio ambiente.A proposta da Prefeitura é orientar os agricultores para cultivo em linhas de níveis e capacitar alunos e residentes em zona rural sobre a importância de conservar o solo.No dia 06 de abril foi realizada uma palestra na escola Dep. Eduardo Vicente Nasser, envolvendo 106 alunos do ensino médio, muitos destes alunos sendo filhos de agricultores e residentes da zona rural, de qual a importância de conservar o solo, havendo assim uma grande interação dos alunos durante a palestra. “Os alunos mostram assim grande interesse, tirando suas dúvidas e mostrando algumas alternativas de conservação, para que assim pudéssemos reduzir os impactos socioambientais. Com as visitas de campo, pode-se notar que as propriedades dos primeiros bairros atendidos já estão utilizando o sistema de curvas de nível”, destacou Gisele Felício, responsável pela Gerência de Meio Ambiente.Também foram realizadas visitas de campo para capacitar proprietários e agricultores de zona rural. Como se trata de um município com muitas pequenas propriedades, as visitas de campo são realizadas durante o ano todo, cada mês em uma região, pelos agrônomos da Casa da Agricultura.