Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Janeiro de 2019

Divinolândia obtém certificação do Programa Município Verde Azul

O ano de 2018 finalizou com uma boa notícia para Divinolândia. O município foi certificado com o após obter o no ranking das 645 cidades do Estado de São Paulo. O anúncio foi feito no dia 20 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador Marcio França e do secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Trani. Selo Município Verde Azul,19º lugarDivinolândia obteve . O primeiro colocado no PMVA foi São José do Rio Preto, com 94,65 pontos. Na sequência ficou: Botucatu, com 93,96, Santa Adélia, com 93,20, Fernandópolis, com 92,70, São Pedro do Turvo, com 92,63, Campinas, com 91,58, Araçoiaba da Serra, com 90,87, Itu, com 90,72, Americana, com 90,31, e Cabreúva, que teve 89.96 pontos. Divinolândia ainda conseguiu melhor pontuação que grandes cidades como Bauru, Jaguariúna, Jundiaí e Ribeirão Preto.88,47 pontosO certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). “Por isso é importante a administração estar empenhada em obter uma boa nota, já que este é um Programa que traz inúmeros benefícios para a cidade, com grande impacto na vida da população”, explicou a responsável pelo setor de Meio Ambiente, Gisele Felício.No Programa Município Verde Azul (PMVA), os municípios recebem uma nota ambiental, que avalia o seu desempenho em dez diretivas, sendo avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, município sustentável, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão de águas, educação ambiental e arborização urbana.Divinolândia obteve melhor pontuação nas categorias: qualidade do ar (10), resíduos sólidos (9.95), uso do solo (9.65), município sustentável (9.55), esgoto tratado (9.46), educação ambiental (9.40), gestão de águas (9.10) e conselho ambiental (8.65).O Prefeito Municipal Dr. Naief Haddad Neto comemorou a certificação. “Dentre todos os 645 municípios do estado de São Paulo, 69 receberam o título e Divinolândia é um deles. Cumprimento a servidora Gisele Felício, responsável por este setor bem como a todos os outros servidores que colaboraram para obtermos este grande feito. Agora aumenta para todos nós, administração pública e população em geral, a responsabilidade de cuidar melhor do nosso meio ambiente. Dos nossos rios, da nossa água, do nosso lixo, do nosso ar. Cuidar melhor de nossa terra”, comentou.