Fundo Social de Solidariedade - Terça-feira, 26 de Março de 2019

Depressão na Terceira Idade foi tema de palestra aos participantes do Grupo Idoso Cidadão

O grupo , que integra o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendido pelo CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, participou de uma palestra sobre depressão, ministrada pela psicóloga Eliane de Fátima Bacetti.Idoso CidadãoO objetivo da palestra foi orientar sobre a prevenção, sintomas e tratamento adequado e ainda falar da importância das atividades físicas e comunitárias na prevenção da depressão.Sabemos que além das atividades de lazer e da convivência que oferecemos aos idosos, o conhecimento é uma importante ferramenta para combater a depressão na Terceira Idade, que é bastante comum hoje em dia. Acreditamos que ocupar a mente, se divertir e praticar atividades físicas são atitudes fundamentais para a melhoria da qualidade de vida, destacou a Gerente Municipal de Assistência Social Camila Oliveira Martimbianco.De acordo com dados da palestra, a prevenção é sempre o melhor remédio, mas é preciso tomar cuidado com os sintomas de depressão que podem ser confundidos com outras doenças, como por exemplo, distúrbios do sono, uma tristeza passageira ou mesmo desânimo e cansaço. Outro ponto importante na prevenção da doença é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos com frequência, esses são hábitos de grande importância para manter a qualidade de vida na terceira idade. Mas os cuidados com a saúde física não são suficientes para cultivar uma vida equilibrada, pois é importante também dar atenção à saúde mental. Ocupar a mente com grupos de encontros, artesanatos entre outras atividades que estimulam o cérebro para que se mantenha ativo também é importante.