Divinolândia, sábado, 01 de abril de 2023 Telefone (19) 3663-8100

Atendimento Atendimento: Das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Saúde - Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021

Mutirão da Dengue

Ação teve como objetivo alertar a população sobre os cuidados contínuos que devem ser tomados para a eliminação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Mutirão da Dengue

O Departamento de Saúde Municipal realizou o Mutirão da Dengue em alguns bairros estratégicos da cidade, uma ação que teve como objetivo alertar a população sobre os cuidados contínuos que devem ser tomados para a eliminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Essas doenças têm sintomas como febre, dores intensas de cabeça, nos olhos e nos músculos do corpo inteiro. Em metade dos casos, manchas avermelhadas pelo corpo surgem em torno do 4º dia da infecção. Também são sintomas comuns calafrios, náuseas e vômitos.

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e a eliminação do mosquito transmissor. O Aedes Aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água. Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e aos recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.

Para essas doenças não existem vacinas e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da Dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e Paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, procure uma Unidade de Saúde.

Pedimos a todos que fiquem atentos e não deixem acumular água parada. Somente com a colaboração de toda a população é que poderemos combater a Dengue!

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 31/03/2023

Portal atualizado em: 31/03/2023 16:37:21

Prefeitura de Divinolândia - SP.