Saúde - Quinta-feira, 17 de Maio de 2018

Campanha de Vacinação contra a Gripe continua em Divinolândia

A Campanha de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe continua em Divinolândia. Idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 5 anos de idade devem procurar o Centro de Saúde, das 07h30 às 16h30, até o dia 30 de maio.Segundo a Gerência Municipal de Saúde, de 23 de abril a 12 de maio, foram vacinados 1.868 munícipes, sendo 15 puérperas, 39 gestantes, 215 crianças de 6 meses a 5 anos, 363 trabalhadores da área da saúde e 1.236 idosos acima de 60 anos.PrevençãoA vacina só é contraindicada a pessoas com reações e alergias graves relacionadas a ovo de galinha e seus derivados, assim como aqueles que apresentaram reações graves a doses anteriores.A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio de contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também acontece por meio de mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Como medida de prevenção, o Ministério da Saúde orienta que se tome cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.